Embraer e DECEA firmam contrato para modernizar tráfego aéreo brasileiro

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Durante o Farnborough Airshow, a Embraer anunciou a assinatura de um contrato significativo com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) para a modernização do sistema de controle do tráfego aéreo brasileiro. A Atech, empresa do Grupo Embraer especializada em soluções de engenharia e tecnologia, será a responsável pela implementação dos sistemas SAGITARIO e SIGMA, essenciais para a gestão eficiente e segura do espaço aéreo nacional.

Sistemas SAGITARIO e SIGMA

Funcionalidades e benefícios do SAGITARIO

O SAGITARIO é um sistema crucial para o gerenciamento do tráfego aéreo em todo o Brasil, conhecido por sua confiabilidade e eficiência. Este sistema processa dados de diversas fontes, como radares e satélites, consolidando-os em uma única interface visual para os controladores de voo. A integração dessas informações permite uma tomada de decisão mais rápida e precisa, garantindo a segurança e a fluidez do tráfego aéreo. Com a modernização, o SAGITARIO continuará a oferecer uma visão abrangente e em tempo real do espaço aéreo, essencial para a coordenação e monitoramento eficazes das aeronaves.

Funcionalidades e benefícios do SIGMA

O SIGMA é uma solução completa para o gerenciamento do fluxo aéreo, otimizada para melhorar a gestão das informações de tráfego, planos de voo, capacidade das aerovias e aeroportos, e a distribuição do tráfego aéreo de maneira eficiente. Com as atualizações previstas, o SIGMA se tornará ainda mais eficaz na otimização do uso do espaço aéreo, reduzindo atrasos e aumentando a capacidade operacional. A modernização deste sistema permitirá que ele continue a atender às crescentes demandas do tráfego aéreo, assegurando que as operações sejam realizadas de forma segura e ordenada.

Impacto na segurança e eficiência do tráfego aéreo

A modernização dos sistemas SAGITARIO e SIGMA trará benefícios significativos para a segurança e a eficiência do tráfego aéreo brasileiro. Com tecnologia de ponta, esses sistemas proporcionarão uma melhor coordenação entre os diversos setores do controle aéreo, permitindo uma resposta mais rápida a situações emergenciais e uma gestão mais eficiente do espaço aéreo. A atualização desses sistemas é um passo importante para manter o Brasil na vanguarda da gestão do tráfego aéreo global, oferecendo um serviço mais seguro e confiável para passageiros e operadores.

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Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).