Em Homenagem aos 80 anos da FEB: 33º Encontro Nacional dos Veteranos Reúne Heróis da História

Montes Claros (MG) sediou o encontro histórico que celebrou os 80 anos da Força Expedicionária Brasileira, contando com a presença de ex-combatentes da II Guerra Mundial

No ano em que se comemora os 80 anos de criação da Força Expedicionária Brasileira (FEB), a 4ª Região Militar foi palco do 33º Encontro Nacional dos Veteranos da FEB. Este evento, que ocorre anualmente, é um momento de reunião para os ex-combatentes, seus familiares e entusiastas de nossa história. Realizado entre os dias 13 e 16 de julho, o encontro contou com uma vasta programação e a presença ilustre de três ex-combatentes da II Guerra Mundial: o Capitão Elmo Diniz, o Capitão Severino Gomes de Souza e o Tenente João Pereira da Silva.

Um Encontro Inédito

O evento deste ano marcou uma primeira vez: foi realizado fora de uma das sedes de Associações de Veteranos da FEB. Com a participação de 200 pessoas vindas de diversos estados brasileiros, o encontro contou com o apoio da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx). A cidade de Montes Claros foi escolhida como sede em razão das celebrações do centenário do Cabo Geraldo Martins Santana, herói da FEB e natural da cidade.

As Atividades do Encontro

A programação foi extensa e diversificada, com atividades que incluíram uma formatura comemorativa no 55º Batalhão de Infantaria, exposição de material, desfile de viaturas históricas, o Jantar da Vitória e um seminário temático. Este último contou com palestras de renomados pesquisadores, que abordaram de forma profunda a história e os feitos heroicos dos combatentes da FEB em solo italiano. A Biblioteca do Exército (BIBLIEx) também marcou presença, com uma variedade de títulos relacionados ao tema que chamaram a atenção dos presentes.

O Encerramento: Uma Celebração à História

O encontro foi encerrado com chave de ouro no domingo (16), no Parque Municipal Sagarana. A programação contou com uma encenação histórica e a apresentação da Banda de Música do 55º BI. Em todas as atividades, o público em geral teve a oportunidade de reverenciar nossa história e cultivar os valores representados pela Força Expedicionária Brasileira durante sua atuação na Itália.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).
Sair da versão mobile