Eletronuclear realizará em junho abertura de propostas para Angra 3 ​

blank
Primeira fase de construções em Angra 3 deve ir até 2023. A segunda, até 2026. Foto: Arquivo/Agência Brasil

Google News

A abertura das propostas da licitação para as obras civis e a montagem eletromecânica previstas no Plano de Aceleração do Caminho Crítico de Angra 3 acontecerá no dia 29 de junho, segundo informações da Eletronuclear. A postergação atende à solicitação de diversas empresas interessadas no certame, que alegam necessitar de mais tempo para a elaboração de suas propostas.

O prazo também permitirá que a Eletronuclear incorpore ao edital melhorias identificadas durante o processo e faça uma reavaliação do orçamento, tendo em vista o aumento real dos preços dos insumos para a construção civil, ocasionado, em parte, pela pandemia da covid-19.

Angra 1

Em abril, a Eletronuclear desconectou a usina nuclear Angra 1 do Sistema Interligado Nacional (SIN) para reabastecimento de combustível. Trata-se de uma parada programada, em comum acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), com duração programada para 35 dias.

Durante esse período, o ONS despachou a energia de outras usinas do sistema interligado de forma a garantir um abastecimento seguro de energia elétrica para o país. Vale destacar que as paradas de reabastecimento ocorrem, aproximadamente, a cada 14 meses e são programadas com pelo menos um ano de antecedência, levando-se em consideração a duração do combustível nuclear e as necessidades do SIN.

Nesta parada, além do reabastecimento de cerca de 1/3 do combustível nuclear, são realizadas atividades de inspeção e manutenção periódicas e também instalações de diversas modificações de projeto, que precisam ser feitas com a usina desligada. No total, 2.904 tarefas foram programadas para o período. Para executá-las, a empresa contratou firmas nacionais e internacionais, disponibilizam aproximadamente 600 profissionais, sendo 30 estrangeiros, para atuar em conjunto com os técnicos da Eletronuclear.

Fonte: Portal BIDS

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa em Foco na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!