O Coronel Carlos Eduardo Valle Rosa publicou o artigo “Elementos de Uma Teoria de Poder Aéreo e Espacial para Forças Aéreas em Desenvolvimento” na Revista Profissional da Força Aérea dos EUA – Continente Americano, Maxwell. Volume 2, Nº 2, 2020.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Nele mostra que no Brasil, seja no meio acadêmico ou militar, não existe uma cultura consagrada à discussão de teoria do poder aéreo. Tentativas precursoras de desenvolver esse debate foram elaboradas por autores como Lysias Rodrigues, Nelson Freire Lavenère-Wanderley e Arp Procópio de Carvalho que, apesar de tratarem de temas mais amplos, como “geopolítica”, “dissuasão” e “transporte aéreo”, apontaram alguns elementos essenciais, derivados das ideias de Giulio Douhet, Ale- xander Seversky, Hugh Trenchard e William Mitchell.

O último livro publicado que contém elementos para a formulação de uma teoria mais consistente sobre poder aéreo foi a obra de Murillo Santos, do ano de 1989.

Leia o artigo completo em: https://www.airuniversity.af.edu/Portals/10/JOTA/Journals/Volume%202%20Issue%202/05-Valle_port.pdf

Outros artigos da revista: https://www.airuniversity.af.edu/JOTA/Portuguese/

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).