No período de 9 a 11 de agosto, foi realizado o Exercício no Terreno de Logística Estratégia, Operacional e Mobilização Nacional, também conhecido como ET Logística, voltado aos alunos do 2° ano do Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM/2), que puderam conhecer a estrutura e capacidades de diversas instalações logísticas do Exército, entre elas a Base Apoio Logístico do Exército (Ba Ap Log Ex) e suas unidades subordinadas, o Estabelecimento Central de Transportes (ECT), o Depósito Central de Munição (DC Mun) e a Indústria de material Bélico (IMBEL).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O ET Logística contribui para formação dos oficiais-alunos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), possibilitando o conhecimento dos processos executados nas diversas funções logísticas, permeando todas as classes de suprimento, além dos materiais de tecnologia desenvolvidos, servindo de subsídio nas funções de Estado-Maior e Comandante de Organização Militar, que será desempenhada pelos concludentes do CCEM a partir de 2022.

Durante todo o evento, foram observadas as medidas sanitárias preventivas contra a pandemia da covid-19, tais como a medição de temperatura corporal, a higienização na entrada do local, o distanciamento entre os participantes, a utilização de máscaras, além de manutenção do ambiente aberto e ventilado.

Fonte: ECEME
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).