No dia 10 de fevereiro, foi realizada a banca de defesa de tese doutoral do aluno Marcelo Antônio Osller Malagutti, presidida pelo Professor Doutor Ricardo Borges Gama Neto, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM) da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), além dos membros General de Divisão Guido Amin Naves, Comandate de Defesa Cibernética; Professores Doutores, Timothy Stevens, da King’s College London; Marcos Aurélio Guedes de Oliveira e Luiz Rogério Franco Goldoni, ambos do Instituto Meira Mattos (IMM).

Integrante da primeira turma de doutores civis formados pelo PPGCM-IMM, o aluno Marcelo Malagutti defendeu a tese com seu trabalho intitulado “Software Power como instrumento de ciberdissuasão para nações não-agressivas”.

O PPGCM-IMM é um curso de excelência em pesquisa científica na área de defesa nacional em uma instituição militar que tem cursos de mestrado e doutorado, ambos acadêmicos, reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), bem como um programa de pós-doutorado.

Tem como objetivo construir e disseminar conhecimento em ciências militares, fortalecendo a sinergia entre o segmento militar e a sociedade, formando profissionais, dotados de pensamento crítico, capazes de influenciar, com rigor conceitual e metodológico, o pensamento e as práticas relevantes para o desenvolvimento do Brasil, nas áreas afetas à Defesa Nacional.

Fonte: ECEME
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui