A Geopolítica, entendida como o estudo da Política em função das condicionantes impostas pelos diferentes espaços geográficos, nos planos interno e externo, surgiu no século XX, da evolução dos estudos das interações entre a geografia e as ciências sociais. Recentemente, a conjuntura internacional vem demonstrando a intensidade destas interações: no Oriente Médio, na Amazônia, no entorno da Federação Russa, nos arquipélagos do Oceano Atlântico; enfim, em todo o mundo a Geopolítica orienta a formulação das políticas que são a base das estratégias voltadas à consecução dos objetivos nacionais.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Curso de Geopolítica da ECEME, em sua quinta edição, tem por finalidade aprofundar estudos e análises com base em pressupostos clássicos e contemporâneos de geopolítica, formulados por pensadores brasileiros e internacionais. Visa, em especial, a discutir a Geopolítica do Século XXI, para que se interpretem as relações entre território (espaço) e poder, e se discutam suas aplicações à solução de problemas brasileiros e internacionais contemporâneos. Além disso, o Curso visa a consolidar as bases para que a ECEME seja reconhecida como referência do estudo e da pesquisa da Geopolítica no contexto nacional.

OBJETIVOS

1. Despertar o interesse para o estudo da Geopolítica.

2. Difundir as teorias clássicas e contemporâneas da Geopolítica e permitir a aplicação em temas contemporâneos.

3. Difundir e aprofundar os estudos sobre o pensamento geopolítico brasileiro e aplicar seus pressupostos à conjuntura brasileira e regional atual.

4. Discutir temas nacionais e internacionais da atualidade com base nos princípios e conceitos da Geopolítica.

5. Incrementar o desenvolvimento do pensamento geopolítico na ECEME.

*As inscrições estarão abertas no período de 16 a 27 de agosto – clique aqui!

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).