A Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR), localizada no Rio de Janeiro (RJ), realizou, nessa sexta-feira (10), a diplomação da segunda turma do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (CAP) de 2021, no campus da Universidade da Força Aérea (UNIFA). A cerimônia militar foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior.

O evento contou, ainda, com a presença do Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares; do Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior; do Comandante Interino da UNIFA, Brigadeiro do Ar Lélio Walter Pinheiro da Silva Junior; e do Comandante da EAOAR, Coronel Aviador Gleison Antônio Somensi.

i21121017224304383Na ocasião, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior parabenizou a todos pela conquista. “Hoje, completo 40 anos que fui declarado Aspirante a Oficial da Força Aérea Brasileira. Coincidentemente, nesta data, tive a oportunidade de participar de dois marcos na carreira militar: a formatura dos 170 Aspirantes a Oficial da Aeronáutica, na AFA; e o encerramento do segundo Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica. Meus sinceros desejos de uma carreira promissora a todos”, destacou o Oficial-General.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Capitão Aviador Gustavo José Alcoforado Costa e Silva foi eleito o primeiro colocado da turma Urutau, recebendo das mãos do Comandante da Aeronáutica a Medalha “Eduardo Gomes Aplicação e Estudo”, que destina-se a premiar e dar relevo ao mérito intelectual de Oficiais e Praças do Comando da Aeronáutica.

i21121017225205416Durante a solenidade, o Comandante da EAOAR, Coronel Aviador Gleison, destacou a importância do curso para a carreira dos Oficiais-Alunos. “Dentre os pilares que sustentam a missão da Força Aérea, cabe a EAOAR, junto com outras organizações do Comando da Aeronáutica, cuidar do componente humano da tríade homem, máquina e meio. Neste curso de aperfeiçoamento, a Força Aérea os encorajou, os impulsionou a continuarem seu voo com as asas que protegem o País. Assim, neste momento, a escola lhes dá mais um impulso. Tenham a coragem para defender o ideal que nos une, mantendo a honestidade de propósitos em tudo o que fizeram, seja como líderes ou liderados”, concluiu.

i2112110051206329Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica

O CAP visa a desenvolver nos militares de carreira dos quadros do Comando da Aeronáutica competências em liderança, assessoramento e gestão, relacionadas às questões de natureza administrativa e operacional, nos seus respectivos níveis de atuação. A turma CAP 2/2021 realizou o curso em três módulos, sendo dois a distância (EAD) e, este último, em formato híbrido, com duração de 13 semanas, traduzidas em 643 horas-aula.

Fotos: Tenente Flávia Rocha / CECOMSAER

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).