EAMPE inicia formação da primeira turma mista de Marinheiros

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O dia 27 de janeiro marcou o início de uma nova etapa para 100 jovens que sonham em servir à Marinha do Brasil. Na Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco (EAMPE), a Turma ROMEO/2025 concluiu seu período de adaptação e deu início ao Curso de Formação de Marinheiros. Este ano, a Escola faz história ao receber sua primeira turma mista, com 46 mulheres entre os Aprendizes-Marinheiros. Para celebrar o momento, o Vice-Almirante Alexander Reis Leite, Comandante do 3º Distrito Naval, ministrou a Aula Inaugural, abordando a importância estratégica do mar para o país e os valores que guiarão a formação dos futuros militares.

A importância da Aula Inaugural e os temas abordados

A Aula Inaugural é um momento marcante na jornada de formação dos Aprendizes-Marinheiros. Ministrada pelo Vice-Almirante Alexander Reis Leite, a palestra trouxe reflexões essenciais sobre o papel da Marinha do Brasil e os desafios que os novos alunos enfrentarão ao longo do curso.

Entre os temas abordados, destacou-se o conceito de Amazônia Azul, uma imensa área marítima sob jurisdição brasileira, rica em biodiversidade e recursos naturais. O Vice-Almirante ressaltou a importância da Marinha na proteção dessas águas, garantindo a soberania do país e a segurança das atividades econômicas no mar.

Além disso, os alunos foram apresentados à Rosa das Virtudes, conjunto de valores fundamentais que orientam a conduta dos militares da Marinha: Honra, Dever, Patriotismo e Lealdade. Esses princípios serão a base da formação dos Aprendizes-Marinheiros, que deverão incorporá-los tanto na vida profissional quanto pessoal.

A primeira turma mista da EAMPE

O ingresso de mulheres na formação de Marinheiros representa um marco na história da EAMPE. A inclusão feminina nas Forças Armadas tem crescido ao longo dos anos, e a chegada da primeira turma mista simboliza mais um avanço na busca por igualdade e representatividade dentro da Marinha do Brasil.

Das 100 vagas disponíveis, 46 foram preenchidas por mulheres, consolidando uma presença feminina expressiva no curso. Essa conquista demonstra o compromisso da instituição em ampliar oportunidades e incentivar a diversidade nos quadros da Marinha.

Um exemplo de dedicação e excelência dentro dessa nova realidade é a Aprendiz-Marinheiro Jeniffer Auer Rocha, do Rio de Janeiro. Durante o período de adaptação, ela foi eleita Destaque da Turma, sendo reconhecida por sua liderança, espírito de corpo, vibração e higidez física. Seu desempenho reflete o alto nível de comprometimento esperado dos futuros Marinheiros.

A jornada dos Aprendizes-Marinheiros na EAMPE

A formação dos Aprendizes-Marinheiros na EAMPE é uma experiência desafiadora e transformadora. Antes do início oficial das aulas, os alunos passam por um período de adaptação, onde se familiarizam com a disciplina militar, a rotina de treinamentos e a vida a bordo. Esse primeiro contato é essencial para o desenvolvimento da resiliência e do espírito de equipe, qualidades indispensáveis para a carreira naval.

A rotina na EAMPE inclui aulas teóricas e práticas, abordando conhecimentos náuticos, técnicas militares e fundamentos da vida a bordo. Além disso, os Aprendizes-Marinheiros participam de atividades físicas intensivas, treinamentos de sobrevivência no mar e instruções de ordem unida, preparando-se para os desafios que enfrentarão como militares da Marinha do Brasil.

Ao final do curso, os alunos estarão prontos para integrar as fileiras da Força Naval, desempenhando funções essenciais na defesa do país e na proteção das águas jurisdicionais brasileiras. A Turma ROMEO/2025 não apenas dará continuidade a essa tradição, mas também marcará a história da EAMPE como a primeira turma mista a se formar na instituição.

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Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

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