Iluminação especial para celebrar o Dia de Conscientização do Autismo

De 31 de março a 7 de abril, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) iluminou, pelo segundo ano consecutivo, o histórico palacete da Ilha Fiscal (RJ) na cor azul, em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O responsável pela iluminação especial foi o Segundo-Sargento (Eletricista) José Pether Naiff do Vale. Servindo há 17 anos na Marinha, seis deles na DPHDM, ele é pai de um menino autista, José Pietro, de 10 anos.

“Em vez de eu ensiná-lo sobre a vida, foi ele quem veio me ensinar, trazendo consigo o autismo e me levando ao seu ‘mundo azul’, cheio de amor e delicadeza”, confessou o Segundo-Sargento Naiff. “Sinto-me gratificado em ter realizado essa iluminação, chamando atenção para a conscientização sobre o autismo, que não precisa mais de julgamentos, somente de compreensão”, completou.

aghybvgcqrynr6byhvgcrtj
José Pietro (esquerda) e Joseph Geovanni, filhos do Segundo-Sargento Naiff, visitam a Ilha Fiscal em família

“Vestida” de azul, cor símbolo do autismo, a Ilha Fiscal foi um ponto de luz e esperança, no meio de Guanabara, neste momento de tantas incertezas e desafios para o mundo.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).