No dia 21 de março, o Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, General de Brigada Carlos Augusto Ramires Teixeira, participou de uma reunião sobre o Projeto de Revitalização do Real Forte Príncipe da Beira, na sede da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, na cidade de Porto Velho.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O objetivo principal da reunião foi divulgar o projeto às autoridades locais e possíveis interessados em contribuir na restauração da importante fortificação. Participaram da reunião diversas autoridades, dentre elas o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército André Luis Novaes Miranda, o Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Achilles Furlan Neto, o Chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar da Amazônia, General de Brigada Claudio Henrique da Silva Plácido, o Comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, General de Brigada Jorge Augusto Ribeiro Cacho, o Juiz Federal, Dimis Braga, o Superintendente Estadual do Turismo/RO, Gilvan José Pereira Junior, o Diretor do Departamento Material e de Fiscalização do IPHAN, Leonardo Barreto de Oliveira, autoridades civis e militares.

O Real Forte Príncipe da Beira, localizado às margens do Rio Guaporé, na fronteira do Brasil com a Bolívia, é a maior fortificação portuguesa fora de Portugal e é considerada um marco da engenharia de fortificação colonial. O forte foi essencial para garantir a manutenção da Fronteira Oeste Amazônica.

Fonte: DPHCEx

 

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).