A Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx) iniciou as atividades desta semana reunindo diversas autoridades civis e militares no Museu Histórico do Exército/Forte de Copacabana, com o objetivo de apresentar o “Projeto Turismo Militar no Rio de Janeiro”.

A abertura do encontro foi realizada pelo Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Exército André Luis Novaes Miranda e pelo Diretor do DPHCEx, General de Brigada Carlos Augusto Ramires Teixeira, dando as boas-vindas aos convidados.

Em seguida, o Professor Dr. Carlos Alberto Lidízia, da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF), realizou a apresentação de uma palestra sobre Turismo Militar.

Após a palestra, o General de Brigada Ramires destacou a importante missão de unir integrantes do Poder Executivo, do Legislativo, do meio acadêmico e das Forças Armadas em prol da realização de um roteiro histórico e cultural nos Espaços Culturais, Fortes e Fortalezas sob a guarda do Exército Brasileiro, como forma de agregar e beneficiar culturalmente a população brasileira e expandir o turismo no Estado do Rio de Janeiro.

Estiveram presentes ao encontro o Deputado Federal Otávio Santos Silva Leite e o Deputado Federal João Carlos Soares Gurgel; o Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), Vice Almirante R1 José Carlos Mathias; O Diretor do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho; o Presidente da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRIO), Sergio Ricardo Martins de Almeida; o Secretário de Estado de Turismo (SETUR), Gustavo Reis Ferreira “Gustavo Tutuca”; o Subsecretário de Eventos da SETUR, Marcelo Monfort e o Diretor-Executivo da Fundação Cultural do Exército (FUNCEB), General de Brigada R1 Walter Nilton Pina Stoffel, além de integrantes da DPHCEx e suas OMDS.

Fonte: DPHCEx
Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui