Nos próximos dias 19 e 20 de outubro acontece, em São Paulo, o Sudeste Export, Fórum Regional de Logística e Infraestrutura Portuária que reunirá os principais nomes do setor portuário, de infraestrutura, logística e multimodalidade. A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) participará do evento, que tem como objetivo debater questões ligadas ao setor, fundamental para a economia do país e que foi essencial durante a pandemia.

No dia 19, haverá o ‘Momento CDRJ’, às 12h, com a apresentação do diretor de Relações com o Mercado e Planejamento da CDRJ, Jean Paulo Castro e Silva. No dia 20, às 10h30, o membro do Conselho de Administração (CONSAD) da CDRJ, Carlos Eduardo Collares Moreira Portella, apresentará o Painel 1 – ‘Interconectividade logística eficiente entre os portos da região Sudeste’ sobre a efetiva implantação da multimodalidade. Entre os expositores convidados, estão Marcelo Sampaio, secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, e Adalberto Tokarski, diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

Segundo Carlos Eduardo Portella, que também é conselheiro do Sudeste Export, “a pandemia nos forçou a um distanciamento obrigatório, mas por outro lado, os encontros virtuais, promovidos pelo Fórum Brasil Export, nos aproximou, no sentido de interagir com vários portos e conhecer os desafios comuns. Agora, com a liberação gradual, e seguindo todos os protocolos, poderemos estar juntos novamente para aprofundar o debate”.

Alguns palestrantes e painelistas participarão presencialmente, e outros, de forma remota. As inscrições para acompanhar a programação online são gratuitas e os interessados devem se cadastrar pelo site https://forumbrasilexport.com.br/sudesteexport/ para receber o link de acesso à transmissão, que será pelo aplicativo Zoom.

Por Companhia Docas do Rio de Janeiro

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).