Porto do Rio de Janeiro

O fórum regional Sudeste Export promoveu, na última terça-feira (16), o primeiro webinário do ano, que reuniu dirigentes de portos públicos e privados, incluindo quase toda a diretoria da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), anfitriã do fórum regional, que acontecerá nos dias 6 e 7 de julho, no Rio de Janeiro. Foi unânime a conclusão que iniciativas como essa geram entusiasmo nos profissionais, levantam incertezas e convidam a refletir sobre o setor portuário como um todo.

Pela CDRJ, participaram desta primeira live com o tema “Os desafios dos portos da Região Sudeste em 2021”, o diretor-presidente, Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira; o diretor de Gestão Portuária e presidente do Conselho do Sudeste Export, Mario Povia; e o diretor de Negócios e Sustentabilidade, Jean Paulo Castro e Silva. Também estiveram presentes no evento online, o gerente de Relações Institucionais do Porto do Açu, Caio Cunha; o diretor-presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Julio Castriglioni; e o presidente do Porto de São Sebastião, Paulo Tsutomu.

“Começamos muito bem. Perguntas inteligentes, apresentações excelentes e produção de qualidade. Estaremos juntos na caminhada de 2021”, afirmou o presidente da CDRJ, Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira. “Se deixar, ficamos mais três ou quatro horas aqui falando. Vamos ter muitos debates em 2021. A gente sai daqui pensando e refletindo o setor. Isso parece uma grande família”, ressaltou Mario Povia.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Para o diretor Jean Paulo Castro e Silva, há mudanças de cenário muito relevantes acontecendo no nosso setor, especialmente no Sudeste: “Debater sobre esses movimentos e apresentar propostas que ajudem o Poder Público a aperfeiçoar suas políticas públicas é fundamental, e, com certeza, o Sudeste Export é um fórum muito qualificado para esses debates.”

Fonte: CDRJ

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).