Salvador (BA) – A Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx) realizou, no dia 17 de outubro, a abertura do XIII Encontro do Sistema Cultural do Exército Brasileiro (XIII ESisCEx) no Comando da 6ª Região Militar. Com o tema “Entre fortes e museus: o estado da arte do turismo cultural militar”, o Encontro tem o objetivo de promover uma ação de sensibilização nacional para a importância estratégica e pertinente do desenvolvimento de produtos, projetos e ações, responsáveis e sustentáveis, que combinem o patrimônio e o turismo. O evento acontece até o dia 21 de outubro, com várias palestras, mesas de debates e tour pela cidade histórica de Salvador. Acompanhe na página da DPHCEx os próximos dias.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No primeiro dia das atividades, o XIII ESisCEx teve a participação de palestrantes do Ministério da Defesa, Ministério do Turismo, Secretaria Nacional do Desenvolvimento e Competitividade do Turismo e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Na ocasião, o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Exército Flavio Marcus Lancia Barbosa, em sua mensagem de boas-vindas, ressaltou o importante papel do evento para preservação do patrimônio cultural, relacionando-o com as oportunidades do turismo militar como instrumento de valorização da identidade militar de preservação e conservação e da promoção econômica dos bens materiais e imateriais.

Presenças

Estiveram presentes na solenidade de abertura o Comandante da 6ª Região Militar, General de Divisão Marcelo Arantes Guedon, o Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), General de Brigada Luciano Antonio Sibinel, o Assessor Especial do Comando da Escola Superior de Guerra no Ministério da Defesa, General de Brigada veterano Fernando Maurício Duarte Melo, o Vice-Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Brigadeiro do Ar José Augusto Peçanha Camilo, o Diretor do Museu Aeroespacial (MUSAL), Brigadeiro do Ar veterano Maurício Carvalho Sampaio, representantes das Secretarias de Turismo de Salvador e Bahia, além de demais autoridades militares e civis.

Fonte: Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).