A Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) realizaram, de 25 a 27 de novembro, na Escola de Guerra Naval (EGN), o Seminário Regional do Atlântico Sul, em preparação para a Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030).
A Década, proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 5 de dezembro de 2017, visa à criação de um novo alicerce, por meio da interface ciência-política, a fim de aumentar a gestão dos oceanos e das zonas costeiras em benefício da humanidade. Busca fortalecer a cooperação internacional exigida para desenvolver pesquisas científicas e tecnologias inovadoras que sejam capazes de conectar a ciência oceânica com as necessidades da sociedade.
Durante sua fase preparatória, entre 2018 e 2020, a Assembleia Geral da ONU encarregou a Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI/UNESCO) de preparar e coordenar a elaboração de um Plano de Implementação para a Década. O processo inclui a realização, pelos Estados-Membros da COI – entre eles o Brasil –, de seminários regionais no intuito de subsidiar o Plano.
O Seminário Regional do Atlântico Sul contou com a presença de cerca de 120 pessoas, entre militares da Marinha do Brasil, representantes civis de países da costa atlântica da América do Sul e Caribe, da África lindeiros ao Atlântico Sul e Equatorial, além de especialistas convidados da América do Norte e Europa. Os participantes reuniram-se em sete grupos de trabalho, para discutir ações em prol de um oceano limpo, saudável, resiliente, previsível, seguro, produtivo, explorado sustentavelmente, transparente, acessível e valorizado por todos.
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).