Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
A Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) realizaram, de 25 a 27 de novembro, na Escola de Guerra Naval (EGN), o Seminário Regional do Atlântico Sul, em preparação para a Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030).
A Década, proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 5 de dezembro de 2017, visa à criação de um novo alicerce, por meio da interface ciência-política, a fim de aumentar a gestão dos oceanos e das zonas costeiras em benefício da humanidade. Busca fortalecer a cooperação internacional exigida para desenvolver pesquisas científicas e tecnologias inovadoras que sejam capazes de conectar a ciência oceânica com as necessidades da sociedade.
Durante sua fase preparatória, entre 2018 e 2020, a Assembleia Geral da ONU encarregou a Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI/UNESCO) de preparar e coordenar a elaboração de um Plano de Implementação para a Década. O processo inclui a realização, pelos Estados-Membros da COI – entre eles o Brasil –, de seminários regionais no intuito de subsidiar o Plano.
O Seminário Regional do Atlântico Sul contou com a presença de cerca de 120 pessoas, entre militares da Marinha do Brasil, representantes civis de países da costa atlântica da América do Sul e Caribe, da África lindeiros ao Atlântico Sul e Equatorial, além de especialistas convidados da América do Norte e Europa. Os participantes reuniram-se em sete grupos de trabalho, para discutir ações em prol de um oceano limpo, saudável, resiliente, previsível, seguro, produtivo, explorado sustentavelmente, transparente, acessível e valorizado por todos.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395