Diretores de Política de Defesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa preparam encontro de Ministros

Por Soraya Brandão

A XIII Reunião de Diretores de Política de Defesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) ocorreu, na manhã da segunda-feira (31), por videoconferência. Entre os pontos da pauta, foi preparada a XX Reunião de Ministros da Defesa Nacional da CPLP que ocorre, nesta terça-feira (01.06), também virtualmente.

No Brasil, os participantes reuniram-se nas dependências do Ministério da Defesa. O evento foi aberto pelo Chefia de Assuntos Estratégicos da Pasta, General de Exército Eduardo Antonio Fernandes. O cargo desse Oficial-General equivale a Diretor de Política de Defesa do Brasil.

Na função de Presidente do Fórum de Diretores o General Fernandes deu boas-vindas aos participantes, agradeceu a presença dos diretores e representantes de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Ele saudou, de maneira especial, seu antecessor na presidência do Fórum, o Tenente-General angolano Barbosa Antunes Epalanga, reafirmando a importância do encontro para o estreitamento das relações entre os países da Comunidade.

Além de temas pertinentes à preparação da XX Reunião de Ministros da Defesa Nacional da CPLP, os diretores discutiram projetos e propostas de interesse dos países participantes.

Foto: Antonio Oliveira

Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).
Sair da versão mobile