Evento global de prevenção ao terrorismo da Organização das Nações Unidas (ONU), a II Conferência de Alto Nível de Diretores de Agências de Contraterrorismo de Estados-Membros teve a participação dos dois principais diretores da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN). O evento foi realizado entre 28 e 30 de junho, em Nova Iorque (Estados Unidos).

O diretor-geral da ABIN, Alexandre Ramagem, defendeu a importância de que órgãos de Inteligência se adaptem aos desafios trazidos pela radicalização no mundo cibernético. “Nos últimos anos, verifica-se uma ampla disseminação [por meio das redes sociais] da ameaça representada por organizações extremistas, independentemente de culturas ou fronteiras”, expôs Ramagem.

7a9d8f38 3a1d 413c b99d 73c0c62c9988
Diretor-geral da ABIN, Alexandre Ramagem fala sobre o compromisso brasileiro de atuar de forma integrada contra o terrorismo

O diretor-geral ainda destacou que “o Brasil está totalmente comprometido com a luta contra o terrorismo e se mantém permanentemente engajado nos esforços de cooperação internacional e nas atividades interagências”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Conferência foi organizada em formato híbrido, com a presença de reduzido número de participantes em Nova Iorque. Mesmo que remotamente, dezenas de chefes de agências de Inteligência e de contraterrorismo participaram. O diretor-adjunto da ABIN, Frank Márcio de Oliveira, integrou o evento diretamente no plenário da ONU.

Pontos centrais

O tema geral da conferência foi “Combatendo e prevenindo o terrorismo na era das Tecnologias Transformativas: abordando os desafios da nova década”. A delegação brasileira teve atuação intensa principalmente em pontos envolvendo ameaças atuais e fortalecimento da justiça penal.

30a02182 8959 4cc3 9844 3347234a7cdc
II Conferência de Alto Nível de Diretores de Agências foi realizada na sede da ONU, nos Estados Unidos

Fonte: ABIN