O Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, visitou na quarta-feira (14/09), o Parque Tecnológico Itaipu-Brasil (PTI-BR), em Foz do Iguaçu (PR). Na ocasião, o Oficial-General foi recebido pelo Diretor-Superintendente do Parque Tecnológico Itaipu-Brasil, General Eduardo Garrido, pelo Diretor-Administrativo Financeiro, Flaviano Masnik, pelo Diretor-Técnico Rafael Deitos e, representando o Diretor Geral-Brasileiro de Itaipu Binacional, Anatalício Risden, esteve presente o Contra-Almirante Luiz Carlos Faria Vieira.

Também estiveram presentes na visita o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, o Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, o Chefe do Subdepartamento de Administração do DCTA (SDA) Brigadeiro Engenheiro Eliezer de Freitas Cabral e demais autoridades.

blank

A programação da visita institucional foi iniciada com a apresentação das soluções que são desenvolvidas pelas linhas estratégicas do Parque. A comitiva conheceu o Centro de Desenvolvimento Tecnológico que desenvolve soluções voltadas para a segurança cibernética, inteligência territorial e para o setor elétrico e de energias. O objetivo da visita é aproximar as instituições, a fim de identificar oportunidades para o desenvolvimento de ações de interesse comum, e que as instituições possam promover e desenvolver projetos em conjunto, integrando e transformando conhecimentos em soluções e tecnologias que possam gerar impacto, beneficiar e contribuir com o progresso da sociedade, por meio de transferência tecnológica e geração de novos negócios.

“O nosso propósito  é conhecer mais de perto o trabalho de excelência que é desenvolvido no Parque Tecnológico para que possamos somar esforços e contribuir com a expertise das nossas Organizações Militares (OM), visando o crescimento e o desenvolvimento do nosso país. E, ainda, fazer com que a tríplice hélice volte a criar oportunidades”, finalizou o Tenente-Brigadeiro Medeiros.

Sobre o PTI-BR

Sediado em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, o Parque Tecnológico Itaipu-Brasil (PTI-BR) é um ecossistema de inovação que integra entidades como instituições de ensino, empresas e órgãos governamentais e promove a sinergia e a troca de conhecimentos em prol do desenvolvimento de soluções para a sociedade.

O Parque Tecnológico Itaipu-Brasil foi criado em 2003, a partir da ampliação da missão da Itaipu Binacional, sua mantenedora. Desde os anos 2000, a missão da hidrelétrica é gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico, tecnológico e sustentável, no Brasil e no Paraguai.

Fotos: Kiko Sierich / PTI-BR

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui