O Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, recebeu o Diretor do Parque Tecnológico São José dos Campos, Jeferson Cheriegate. Na ocasião, também, se fizeram presentes o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, o Diretor de Desenvolvimento de Negócios,  Marcelo Nunes e o Diretor de Operações, Sérgio Buani.

Durante a reunião foi apresentado ao Diretor-Geral do DCTA a história do Parque Tecnológico, suas principais atividades e o papel relevante desempenhado junto às empresas e instituições vinculadas a ele. Além disso, foram discutidas as oportunidades de negócios, no que concerne as possíveis parcerias e acordos de cooperação entre os setores público e privado. “Temos muito para progredir e crescer, e a cidade de São José dos Campos (SP) abre uma janela de oportunidades para isso. Trata-se de um momento relevante para a construção de modelos de negócios, que possibilite conectar empresas capazes de transformar pesquisa em produtos e serviços para a nação”, ressaltou o Tenente-Brigadeiro Medeiros.

i2241913523808719O Parque Tecnológico São José dos Campos nasceu, em 2005, a partir da história e evolução tecnológica da cidade, que teve seu desenvolvimento e industrialização ligado à criação do Centro Técnico de Aeronáutica (CTA), em 1946, bem como do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que mais tarde culminou na criação da Embraer, em 1969. Com esse viés totalmente voltado para a inovação, o Parque Tecnológico tornou o principal representante da frente tecnológica da cidade e o DCTA têm buscado a participação da indústria para o desenvolvimento de suas capacidades.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Para o Diretor do Parque Tecnológico, a reunião é uma oportunidade de realizar alinhamento estratégico entre ambas as organizações. “Temos um momento histórico para conectar todo o desenvolvimento tecnológico que é feito dentro do DCTA com tudo o que o Parque Tecnológico consegue fazer e alinhar essas duas agendas para que o Parque possa contribuir com a missão da Força Aérea Brasileira”, finalizou.

Fotos: Soldado J. Alves / DCTA

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).