O Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Marcelo Francisco Campos, proferiu de forma virtual, no dia 13 de abril, a Aula Inaugural para a Turma de 2021 do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM) da Escola de Guerra Naval, com o tema “Atividades Marítimas & Mentalidade Marítima”.

Na ocasião, o Almirante Campos destacou a importância dos assuntos marítimos para a sociedade brasileira, especialmente a Amazônia Azul, com repercussões em diferentes setores, como na economia do mar, comércio, transporte, pesca e na exploração de hidrocarbonetos. Discorreu, também, sobre os aspectos tecnológicos na real associação entre os sistemas e-navigation e SisGAAz (Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul); a importância cada vez maior dos cabos submarinos, que possibilitam quase a totalidade das comunicações globais digitais; as três submissões brasileiras à Organização das Nações Unidas que visam à extensão da plataforma continental, especialmente na região da Elevação do Rio Grande; e ainda ressaltou a sempre presente percepção das ameaças em toda a região marítima do Atlântico Sul.

Abordou, ainda, o trabalho intergovernamental para uma nova Política Marítima Nacional a ser praticada ao longo da Década dos Oceanos da ONU (2021-2030), constituindo-se mais uma contribuição ativa da Marinha nos cuidados com o meio ambiente marinho. Para assegurar a condução de todas essas atividades, o diretor ressaltou o importante papel da Autoridade Marítima brasileira, função exercida pelo Comandante da Marinha, com o auxílio de todos os tripulantes da Força.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O PPGEM da Marinha do Brasil oferece cursos de Mestrado e, desde 2019, de Doutorado Profissional, a civis e militares, com foco em Defesa, Governança e Segurança Marítimas.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).