Google News

Comemora-se, hoje, 19AGO, o Dia Nacional do Historiador. A data escolhida, instituída pela Lei nº 12.130/2009, alude ao nascimento de Joaquim Nabuco — diplomata, historiador, jurista e um dos protagonistas do movimento abolicionista no século XIX.

Profissão recém-regulamentada, em 17 de agosto de 2020, por meio da Lei nº 14.038, cabe ao historiador: exercer o magistério da disciplina de História nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio; organizar informações para publicações, exposições e eventos sobre temas de História; assessorar, organizar, implantar e dirigir serviços de documentação e informação histórica; prestar assessoria voltada à avaliação e seleção de documentos para fins de preservação; realizar pareceres, relatórios, planos, projetos, laudos e trabalhos sobre temas históricos; entre outras atribuições.

Na Marinha do Brasil, a História iniciou sua “história” a partir do Decreto-Lei Presidencial nº 101/1937, que criou a Divisão de História Marítima do Brasil.

Como Organização Militar Orientadora Técnica desta importante seara do saber, a Diretoria
do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) tem orgulho em cumprimentar todos os historiadores de nossa Força, que, com entrega e profissionalismo, por meio de suas produções historiográficas, contribuem para o conhecimento, fortalecimento e difusão da Mentalidade Marítima na Sociedade brasileira e colaboram na construção e preservação da nossa história.

Visite o sítio eletrônico da DPHDM e conheça as atividades culturais:
www.marinha.mil.br/dphdm.

DPHDM: Preservar a Memória para construir a História.

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa em Foco na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui