No dia 14 de setembro, no Forte Pantanal, foi realizada formatura em homenagem aos combatentes e ao Dia do Guerreiro do Pantanal. A solenidade foi presidida pelo Comandante Militar do Oeste, General de Exército Fernando José Sant’ana Soares e Silva. O Dia do Guerreiro do Pantanal é celebrado em 11 de setembro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Em lugar de destaque no palanque do Pátio de Solenidade General Plínio Pitaluga, o Guerreiro do Pantanal número 173, Sargento Fernando Zanata, proferiu a “Oração do Guerreiro do Pantanal”, um momento marcante da solenidade.

Na ocasião, o General Soares fez questão de agradecer ao Coronel Valdenir de Freitas Guimarães, que, em 1998, na época Comandante do 17º Batalhão de Fronteira, caracterizou e eternizou, em forma de oração, aquele novo combatente, diretamente ligado ao pantanal.

article 12

“Os Estágios de Operações do Pantanal nos ajudam a estarmos prontos para, se preciso for, continuar a defender a nossa Pátria. Cabe hoje uma justa homenagem ao Coronel Freitas que, com muito sacrifício, foi o pioneiro dessa atividade ao idealizar esse Estágio. Muito obrigado por todo empenho do senhor e de seus subordinados, naquele momento. Parabéns aos guerreiros do pantanal! Parabéns ao Comando Militar do Oeste!”

O Guerreiro do Pantanal número 1, Coronel Freitas, destacou a importância do combatente de Pantanal. “23 anos já se passaram, desde as origens, dos estudos iniciais para se formar especialistas em operações do Pantanal. Já são milhares de guerreiros do pantanal espalhados por todo o Exército Brasileiro. Para mim, é sempre uma honra estar presente em solenidades como esta para homenagear esses profissionais”, finalizou.

Estágio
A primeira edição do Estágio de Operações do Pantanal, realizada no então Núcleo de Operações no Pantanal do 17º Batalhão de Fronteira, foi concluída em 11 de setembro de 1998. Desde então, já são 1520 militares especialistas nesse ambiente operacional peculiar do Brasil. A partir de 1999, o Núcleo passou a se denominar Seção de Instrução de Operações no Pantanal. Em 2011, passou a ser chamado de Centro de Instrução de Operações no Pantanal, funcionando como parte da estrutura organizacional do 17º B Fron.

Fonte: CMO
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).