Por Mariana Alvarenga

Desbravar os céus é uma das conquistas da humanidade. Para comemorar o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), foi realizada cerimônia de entrega da insígnia da Ordem do Mérito Aeronáutico, na Base Aérea de Brasília, na manhã desta sexta-feira (22). O Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, prestigiou a solenidade ao lado do Presidente da República, Jair Bolsonaro.

Na Ordem do Dia, lida durante a solenidade, os aviadores civis e militares foram exaltados pela missão de perpetuar o caminho iniciado por Santos Dumont, o Pai da Aviação. “A Aeronáutica reverencia o espírito aventureiro e abnegado de nossos heróis a cada vez que identifica, na lida diária, homens e mulheres que desenvolvem as suas atividades de forma profícua”, saudou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a ocasião, embaixadores, ministros de Estado, senadores, deputados, oficiais das Forças Armadas, procuradores e demais autoridades foram agraciados com a insígnia da Ordem do Mérito Aeronáutico. Além deles, organizações militares, também, receberam as homenagens, com a imposição da medalha em seus estandartes. A condecoração é destinada a “premiar os militares da Aeronáutica que tenham prestado notáveis serviços ao País ou se hajam distinguido no exercício de sua profissão, assim como para reconhecer assinalados serviços prestados à Aeronáutica por personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras e, ainda, por Organizações Militares e Instituições Civis, nacionais ou estrangeiras”.

No decorrer da solenidade, aviões de caça e as aeronaves da Esquadrilha da Fumaça sobrevoaram a Base Aérea de Brasília, demonstrando a soberania do País no espaço aéreo brasileiro.

Igor Soares-47.jpg

A cerimônia, ainda, foi prestigiada pelo Ministro de Estado Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira; pelo Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, General de Exército Augusto Heleno Ribeiro Pereira; pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; representando o Comandante do Exército, o Chefe do Departamento de Engenharia e Construção, General de Exército Júlio César de Arruda; e demais autoridades civis e militares.

Fotos: Igor Soares

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).