Diretor de Hidrografia e Navegação recebe os alunos e professores participantes da OBRAC

A Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) recebeu, em 10 de fevereiro, a visita de cerca de 20 alunos, premiados na edição 2021 da Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC), acompanhados de seus professores e de acadêmicos da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A OBRAC é um projeto educativo desenvolvido pelo Instituto de Geociências da UFF, que procura incentivar o estudo integrado de disciplinas como geografia, história e matemática, especialmente aplicadas à natureza da Cartografia. As atividades que compõem a Olimpíada são realizadas à distância, com a ida dos finalistas para a última etapa presencial, na cidade de Niterói (RJ), quando participam da corrida de orientação e de atividades técnicas e culturais.

nomar 11ev visita obrac uff 2
Aluna participante da OBRAC analisa carta náutica produzida
pelo Centro de Hidrografia da Marinha

Durante a visita à DHN, os alunos conheceram o setor de Cartografia, onde são produzidas as cartas náuticas a partir de levantamentos hidrográficos, e o setor do Plano de Levantamento da Plataforma Continental Brasileira, ambos do Centro de Hidrografia da Marinha. Eles percorreram ainda as instalações da gráfica da Base de Hidrografia da Marinha em Niterói, responsável por imprimir as cartas náuticas, e, por fim, visitaram o Navio Ciências do Mar III, que se constitui em um Laboratório de Ensino Flutuante, concedido à UFF pelo Ministério da Educação.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).