Reunião virtual do Comitê da Organização Hidrográfica Internacional

O Diretor de Hidrografia e Navegação, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, na condição de Presidente da Comissão Hidrográfica Regional da Meso América e do Mar do Caribe (MACHC), participou da 13ª Reunião do Comitê da Organização Hidrográfica Internacional de Coordenação Inter-Regional (IRCC), que aconteceu virtualmente de 23 a 25 de junho.

As 16 Comissões Hidrográficas Regionais apresentaram as suas realizações, seus desafios e ensinamentos. Os conhecimentos permitem o desenvolvimento das atividades de Hidrografia, Cartografia Náutica, informações de Segurança Marítima e infraestrutura de dados espaciais marinhos nas regiões de interesse do Brasil. Também foi dada atenção à atuação dos Serviços Hidrográficos nacionais, como Avisos aos Navegantes e Avisos-Rádio Náuticos, além da produção e validação de Cartas Náuticas Eletrônicas (ENC, em inglês), criação de capacidades, certificação e acreditação da formação de hidrógrafos e cartógrafos náuticos e mapeamento oceânico.

A MACHC, da qual o Brasil é membro pleno e preside até 2023, atua na região do Caribe, na América Central e no norte da América do Sul, ao norte do Equador, e conta com a participação de representantes de serviços hidrográficos nacionais de relevância, como é o caso da França, dos EUA, da Holanda e do Reino Unido.

A Diretoria de Hidrografia e Navegação ainda participa de outras duas Comissões Hidrográficas Regionais como membro pleno: para o Atlântico Sudoeste, com os serviços hidrográficos da Argentina e do Uruguai, e para Antártica.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui