Descobrindo o Futuro do Transporte Aéreo: A Sikorsky Avança com Inovador VTOL Híbrido-Elétrico

Em um marco para a aviação, a Sikorsky anuncia o desenvolvimento de uma nova família de aeronaves VTOL híbrido-elétricas, prometendo transformar a eficiência e a segurança do voo

Autonomia e eletrificação serão tecnologias fundamentais para aeronaves VTOL da próxima geração da Sikorsky

A Sikorsky, uma subsidiária da renomada Lockheed Martin, revelou recentemente seu ambicioso projeto de conceber, construir e pilotar uma aeronave demonstrativa de decolagem e pouso vertical (VTOL) híbrido-elétrica. Este anúncio não é apenas um testemunho do compromisso contínuo da empresa com a inovação, mas também marca o início de uma nova era na aviação, onde a eletrificação e a autonomia desempenham papéis centrais. Paul Lemmo, presidente da Sikorsky, enfatizou o potencial transformador dessas tecnologias, destacando como elas podem melhorar significativamente a segurança de voo e a eficiência operacional.

Uma visão para o futuro: a família HEX VTOL

A visão da Sikorsky para sua futura família de aeronaves VTOL é audaciosa e abrangente, variando desde helicópteros mais tradicionais até configurações inovadoras com asas. Estas aeronaves incorporarão diferentes níveis de eletrificação e avançados sistemas de autonomia, permitindo voos opcionalmente pilotados. O programa HEX, em particular, se destaca por sua promessa de oferecer um alcance superior a 500 milhas náuticas com alta velocidade, além de uma redução significativa na complexidade mecânica e nos custos de manutenção.

Parceria com a GE Aerospace e a inovação elétrica

Uma colaboração estratégica com a GE Aerospace está impulsionando a Sikorsky Innovations, o braço de prototipagem da Sikorsky, a finalizar os designs para um banco de testes de sistemas de energia elétrico-híbridos. Este passo inicial é crucial para avaliar o desempenho de voo pairado de futuras aeronaves, como o demonstrador HEX, que integrará um turbogerador de classe de 1,2 MW. Igor Cherepinsky, diretor da Sikorsky Innovations, destacou o foco da empresa no desenvolvimento de motores elétricos, eletrônica de potência e sistemas de gerenciamento de veículos, visando a maturidade do sistema de autonomia MATRIX™ e a viabilidade de sistemas livres de manutenção.

Contribuições históricas e foco futuro

Desde sua formação em 2010, a Sikorsky Innovations vem enfrentando e superando desafios tecnológicos relacionados à velocidade, autonomia e inteligência de aeronaves de asa rotativa. Este novo empreendimento em eletrificação e automação é um testemunho do contínuo esforço da equipe de engenharia para ultrapassar os limites do possível, abrindo caminho para avanços revolucionários na indústria da aviação.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).
Sair da versão mobile