Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
Brasília (DF) – Com a presença do Chefe do Departamento de Engenharia e Construção (DEC), General de Exército Júlio Cesar de Arruda, aconteceu no período de 9 a 11 de agosto, no auditório do Departamento de Engenharia, a fase presencial do Seminário do Sistema de Engenharia do Exército/2022.
O Seminário contou com a participação de Oficiais Generais do Sistema de Engenharia do Exército (SEEx), oriundos da Arma de Engenharia, Oficiais da Arma de Engenharia, Oficiais do Gabinete do Comandante do Exército, Estado-Maior do Exército, Órgãos de Direção Setorial, Órgão de Direção Operacional, Comandos Militares de Área, Grupamentos de Engenharia, estabelecimentos de ensino e organizações militares.
O objetivo do evento foi o de indicar as necessidades e prioridades do SEEx retificar ou ratificar a estrutura do Programa Setorial Sistema de Engenharia (PENSE), e propor demandas para compor o PENSE.
O Chefe do DEC, General Arruda, realizou a abertura do Seminário enfatizando a importância da Engenharia como um dos vetores de transformação da Força. Ressaltou os objetivos propostos e alcançados pelo PENSE, enquanto Programa Estratégico do Exército, e os novos desafios que foram discutidos e apresentados para a nova estrutura do Programa que passa a ser Setorial. No primeiro dia de atividades, foram apresentadas as palestras sobre a “Análise do Ambiente Estratégico” e a “Evolução da Concepção do Processo de Transformação do Exército”, pela 7ª Subchefia do Estado-Maior do Exército; sobre o “Sistema de Prontidão do Exército (SISPRON)”, pelo Comando de Operações Terrestres (COTER); sobre a “Reestruturação do Comando Logístico (COLOG)”; e apresentadas as “Atualidades do Material Classe VI”, pela Diretoria de Material de Engenharia (DME).
A seguir, os Grupos de Trabalho, compostos durante a fase à distância, apresentaram o relatório parcial dos estudos realizados nas áreas de Doutrina e Adestramento; Organização; Pessoal e Educação; Material e Infraestrutura que foram debatidos e analisados pela assistência.
Ao final dos debates, os grupos se reuniram novamente para realizar os ajustes e os complementos necessários apresentados pelos participantes na fase de discussão.
O relatório final do Seminário do Sistema de Engenharia do Exército/2022 seguirá para análise e discussão do Estado-Maior do Exército, como também servirá de base para a reestruturação do PENSE.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395