Rio de Janeiro (RJ) – No dia 26 de julho, foi realizada no Salão Nobre do Palácio Duque de Caxias, a solenidade comemorativa ao 85º aniversário de criação do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), transcorrido em 24 de julho.

O evento contou com a presença do antigo Ministro de Estado e Comandante do Exército e antigo Chefe do então Departamento de Ensino e Pesquisa, General de Exército Gleuber Vieira; do Comandante Militar do Leste e antigo Chefe do DECEx, General de Exército André Luis Novaes Miranda; do Chefe do DECEx, General de Exército Flavio Marcus Lancia Barbosa, além de outros integrantes do Alto Comando do Exército de ontem, de hoje e de sempre.

Durante a cerimônia, os antigos Chefes e Vice-Chefes do DECEx foram condecorados com a Medalha Marechal Trompowsky com Passador de Ouro, como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao Sistema de Educação e Cultura do Exército (SECEx).

“Ao completarmos 85 anos de imensuráveis contribuições e entregas ao Exército Brasileiro, estamos com o profundo entendimento da importância da educação e cultura militares para um Exército forte”, ressaltou o General Lancia, destacando o trabalho realizado ao longo desses anos, desde o General de Divisão Gabino Besouro (1915), passando pelo Marechal Trompowsky (1915-1919), pelo Marechal Castello Branco (1961-1962), pelo General Gleuber Vieira (1995-1997), até os dias atuais.

“Assim, é pelo DECEx que o passado, o presente e o futuro se fundem na busca permanente de um Exército moderno e compatível com a estatura estratégica do país no contexto global. Parabéns ao invicto Exército de Caxias! Parabéns ao nosso Departamento de Educação e Cultura do Exército! Preservando valores, forjando líderes!”, finalizou.

Ao término da formatura, os convidados puderam assistir à apresentação da Banda de Alunos da Escola de Sargentos de Logística (EsSLog).

Ao longo da semana, diversos eventos estão sendo realizados, no Palácio Duque de Caxias, em homenagem à data, tais como a apresentação da Banda e Coral do Colégio Militar do Rio de Janeiro e a Exposição Temática de quadros e imagens do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana e do Arquivo Histórico do Exército.

Fonte: Departamento de Educação e Cultura do Exército

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui