blank

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 26 de julho, foi realizada no Salão Nobre do Palácio Duque de Caxias, a solenidade comemorativa ao 85º aniversário de criação do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), transcorrido em 24 de julho.

O evento contou com a presença do antigo Ministro de Estado e Comandante do Exército e antigo Chefe do então Departamento de Ensino e Pesquisa, General de Exército Gleuber Vieira; do Comandante Militar do Leste e antigo Chefe do DECEx, General de Exército André Luis Novaes Miranda; do Chefe do DECEx, General de Exército Flavio Marcus Lancia Barbosa, além de outros integrantes do Alto Comando do Exército de ontem, de hoje e de sempre.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a cerimônia, os antigos Chefes e Vice-Chefes do DECEx foram condecorados com a Medalha Marechal Trompowsky com Passador de Ouro, como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao Sistema de Educação e Cultura do Exército (SECEx).

“Ao completarmos 85 anos de imensuráveis contribuições e entregas ao Exército Brasileiro, estamos com o profundo entendimento da importância da educação e cultura militares para um Exército forte”, ressaltou o General Lancia, destacando o trabalho realizado ao longo desses anos, desde o General de Divisão Gabino Besouro (1915), passando pelo Marechal Trompowsky (1915-1919), pelo Marechal Castello Branco (1961-1962), pelo General Gleuber Vieira (1995-1997), até os dias atuais.

“Assim, é pelo DECEx que o passado, o presente e o futuro se fundem na busca permanente de um Exército moderno e compatível com a estatura estratégica do país no contexto global. Parabéns ao invicto Exército de Caxias! Parabéns ao nosso Departamento de Educação e Cultura do Exército! Preservando valores, forjando líderes!”, finalizou.

Ao término da formatura, os convidados puderam assistir à apresentação da Banda de Alunos da Escola de Sargentos de Logística (EsSLog).

Ao longo da semana, diversos eventos estão sendo realizados, no Palácio Duque de Caxias, em homenagem à data, tais como a apresentação da Banda e Coral do Colégio Militar do Rio de Janeiro e a Exposição Temática de quadros e imagens do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana e do Arquivo Histórico do Exército.

Fonte: Departamento de Educação e Cultura do Exército