Defesa ribeirinha ganha reforço com nova lancha blindada

Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

A defesa da Amazônia ganhou um importante reforço com a entrega da embarcação blindada São Félix do Araguaia ao Comando Militar da Amazônia. Projetada para patrulhar rios e proteger tropas em operações críticas, a lancha representa um marco na integração entre Exército e Marinha, ampliando a presença militar em uma das regiões mais estratégicas do país.

Tecnologia e mobilidade para a Amazônia

Fruto de uma parceria entre o Exército Brasileiro e a Marinha do Brasil, a São Félix do Araguaia combina blindagem de ponta e alta mobilidade, características essenciais para atuar nos rios da Amazônia, conhecidos como “estradas naturais” da região. A embarcação é capaz de transportar um Grupo de Combate de Infantaria, armado e equipado, oferecendo segurança e agilidade em missões de patrulhamento e enfrentamento de ameaças em áreas remotas.

A lancha segue agora para um processo de experimentação doutrinária, coordenado pelo Comando de Operações da Amazônia, que validará e ajustará os requisitos operacionais do equipamento. Essa etapa é essencial para garantir que a embarcação atenda plenamente às necessidades do teatro de operações na região.

Combate a crimes e proteção da Amazônia

A presença do Exército nos rios da Amazônia é vital para combater crimes ambientais e transfronteiriços, como o desmatamento ilegal, o garimpo clandestino e o tráfico de drogas. Além disso, as operações ribeirinhas têm o objetivo de proteger as comunidades locais e preservar os recursos naturais da região, que são fundamentais para o equilíbrio ambiental e econômico do país.

Com a São Félix do Araguaia, o Exército terá uma ferramenta ainda mais eficaz para patrulhar as “estradas fluviais” e reforçar a soberania nacional. A nova embarcação amplia a capacidade de resposta às ameaças, contribuindo para a segurança das populações ribeirinhas e para a conservação da biodiversidade amazônica.

Base Industrial de Defesa e desenvolvimento nacional

A fabricação da São Félix do Araguaia no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) destaca o papel da Base Industrial de Defesa (BID) no desenvolvimento de tecnologia nacional e na geração de empregos. Projetos como este fortalecem a economia e a capacidade de inovação do país, ao mesmo tempo em que promovem a integração entre as Forças Armadas.

A colaboração entre o Exército e a Marinha reflete o compromisso conjunto com a soberania nacional e o desenvolvimento sustentável da Amazônia. A entrega da embarcação marca não apenas um avanço operacional, mas também uma demonstração de como a união de esforços pode transformar desafios em soluções para a defesa e a proteção do território brasileiro.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui