Por Carolina Militão

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A cerimônia de entrega do 11º Prêmio Melhor Gestão do Projeto Soldado-Cidadão (PSC) ocorreu nesta terça-feira (23), no Ministério da Defesa (MD). A solenidade foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), General de Exército Laerte de Souza Santos.

 20211123 soldado cidadao capa.JPG

Com a finalidade de ressaltar aspectos inovadores e motivar as organizações militares que participam do Projeto, foi entregue o prêmio às unidades que se destacaram na gestão 2021. São elas: Comando 6º Distrito Naval (Ladário), no Mato Grosso do Sul; Comando de Operações Especiais, em Goiás; e a Comissão de Aeroportos da Região Amazônica, no Pará.

O Chefe do EMCFA destacou o compromisso das Forças Armadas com os cidadãos brasileiros. “Há 17 anos, a pasta viabiliza a qualificação profissional e ética dos soldados para além dos quartéis. Essa ação proporciona transformação nas vidas civis desses jovens”, acrescentou.

O Projeto Soldado-Cidadão é uma ação desenvolvida pelo MD desde 2004, por meio dos comandos das Forças Singulares, para qualificar, socialmente e profissionalmente, os jovens que prestam o Serviço Militar, bem como prepará-los para o mercado de trabalho.

Em reconhecimento aos serviços prestados, foi instituído, em 2011, o Diploma de Colaborador, destinado a reconhecer as instituições e as personalidades que mais se destacaram na execução do Projeto. Na ocasião, foram contemplados o Superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Florianópolis, Gilmar Antônio Zanluch; a Gerente Executiva de Educação do Serviço Social da Indústria e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (SENAI-DF), Valéria Luciene de Oliveira Silva; a Coordenadora de Processos do SENAI-DF, Luciana de Oliveira Coelho; e a Coordenadora da Escola SENAI de Ações Móveis Comunitárias do Amazonas, Francineide Pontes Soares.

Para o General de Exército Laerte de Souza Santos, o papel das entidades parceiras apoia e concretiza os objetivos da iniciativa. “Mesmo em um ano atípico, em pandemia, nós conseguimos formar mais de 5 mil jovens”, finalizou.

Após a cerimônia, o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, recebeu os homenageados em seu gabinete e os parabenizou pela colaboração no Projeto Soldado-Cidadão.

 20211123 soldado cidadao II.jpg

Participaram do evento, também, o Comandante da Escola Superior de Guerra, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; o Chefe de Logística e Mobilização do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues; o Chefe de Assuntos Estratégicos, General de Exército Eduardo Antonio Fernandes; e o Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto, Tenente-Brigadeiro do Ar da reserva Jeferson Domingues de Freitas.

Fotos: Suboficial Ibraim e Alexandre Manfrim

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).