Incentivar o esporte nacional, também, é objetivo estratégico do Ministério da Defesa (MD). Nesta quinta-feira (10), a pasta condecorou 100 civis e militares com a Medalha Mérito Desportivo Militar, no Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx), no Rio de Janeiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na solenidade, o Secretário-Geral do MD, Sérgio José Pereira, enfatizou a importância dos programas desenvolvidos pelo Departamento de Desporto Militar (DDM). Ele mencionou o Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR), realizado com o Ministério da Cidadania. “Essa parceria auxiliou o Brasil a consolidar sua posição entre as três potências do desporto militar mundial. Nos Jogos Olímpicos, os atletas de alto rendimento conquistaram oito das 21 medalhas, em Tóquio”, ressaltou.

20220310_ MEDALHA RJ2.jpg

Na ocasião, foram agraciadas, ainda, três organizações militares das Forças Armadas: a Comissão de Desportos da Marinha, o 26º Batalhão de Infantaria Paraquedista e a Comissão de Desportos da Aeronáutica.

20220310- MEDALHA RJ.jpg

Medalha Mérito Desportivo Militar

A honraria, concedida pela Defesa, destina-se a agraciar militares das Forças Armadas, policiais, bombeiros militares e civis brasileiros que tenham se destacado em competições desportivas nacionais e internacionais. É concedida, do mesmo modo, a organizações militares e instituições civis nacionais e estrangeiras que tenham prestado relevantes serviços ao desporto militar do país ou apoiado o Ministério da Defesa no cumprimento das suas missões constitucionais.

Incentivo ao esporte

O Ministério da Defesa possui tradição no incentivo ao desporto e à participação militar brasileira em eventos esportivos de alto nível, nacionais e internacionais. Por meio do DDM, as atividades são coordenadas em conjunto com as Comissões de Desportos da Marinha (CDM), do Exército (CDE) e da Aeronáutica (CDA), de acordo com as diretrizes do Comitê Olímpico do Brasil (COB), dos clubes, das federações e das confederações as quais os atletas pertencem.

Estiveram presentes na solenidade o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Laerte de Souza Santos; o Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (SEPESD/MD), Tenente-Brigadeiro do Ar da reserva Jeferson Domingues de Freitas; o Chefe de Gabinete da SEPESD, Brigadeiro do Ar R/1 Fernando Almeida Riomar; o Chefe do CCFEx, General de Brigada Luiz Alberto Cureau Júnior; e demais autoridades civis e militares.

Por Mariana Alvarenga
Fotos: Igor Soares

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).