Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realizou nesta quinta-feira (05/03), no Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), uma programação especial para todo o efetivo do Complexo Santos Dumont e das organizações subordinadas do Rio de Janeiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O evento teve a apresentação do Painel de Debate com as oficiais mais antigas, representantes das primeiras turmas com mulheres das Forças Armadas: A Contra-Almirante Médica Dalva Maria Carvalho Mendes, da Marinha do Brasil, a Coronel Carla Beatriz Medeiros de Souza Albach, do Exército Brasileiro e a Coronel Médica Carla Lyrio Martins, da Força Aérea Brasileira.

Em suas palavras de abertura, o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, ressaltou a importância do efetivo feminino no cumprimento da missão das Forças Armadas. “Parabenizo cada uma pelo eficiente trabalho, que agrega conhecimento e profissionalismo à Instituição”, pontuou o Oficial-General.

A escolha da carreira, a trajetória e os momentos relevantes foram alguns dos assuntos do debate. Como pioneiras, participaram de momentos marcantes nas Forças Armadas. A Coronel Carla Lyrio conta que em 2015, foi a primeira a assumir o comando de uma unidade, a Casa Gerontológica de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes, no Rio de Janeiro (RJ). “Considero que esse foi um dos maiores desafios na carreira, foi uma experiência muita positiva”, contou.

Para a oficial, as experiências superaram as expectativas da carreira militar. “Tive o privilégio de ter sido a primeira mulher aeronavegante com função a bordo de uma aeronave de caça. Meu primeiro voo foi uma missão operacional de reconhecimento. Sou grata e me sinto honrada em servir à Força Aérea Brasileira”, revelou.

Esse pioneirismo traz um misto de alegria e responsabilidade, demonstrando toda a capacidade e a garra das três oficiais. A Contra-Almirante Dalva é a primeira mulher da história a ocupar um cargo de oficial-general das Forças Armadas. “Estou muito feliz com a participação cada vez mais significativa da mulher. Estamos construindo a história de nosso País”, afirmou.

O Brasil tem ocupado cada vez mais destaque no cenário mundial e o número de mulheres militares brasileiras atuando nas missões de paz tem aumentado. Para a Coronel Carla Beatriz, a participação na missão no Haiti foi uma das mais relevantes em sua carreira. “Todos têm profundo respeito, carinho e admiração pelos militares brasileiros. A atuação no Haiti foi um grande aprendizado, é extremamente importante poder ajudar em uma situação tão difícil como aquela e ser útil à sociedade”, destacou.

Para a Sargento Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Greice Souza de Oliveira, do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Santa Cruz (DTCEA-SC), as histórias de vidas das oficiais servem de exemplo para todas as militares. “Assim como relataram durante o debate, nós devemos lutar pelos nossos sonhos, pois é possível conciliar a vida de mulher, mãe e companheira. Não devemos deixar de abraçar as oportunidades que as Forças Armadas oferecem, como as missões e cursos, podendo ampliar conhecimento e acrescentar para a carreira militar conquistada”.

Ao encerrar o debate, o Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo, destacou a atuação das mulheres em diversas especialidades, como a presença na área operacional. “Estamos comemorando a vitória das mulheres nas Forças Armadas. Essas conquistas são construídas todos os dias. Presenciamos uma sequência de fatos memoráveis”, avaliou.

Autoridades presentes

Estiveram, também, presentes ao evento os Chefes dos Subdepartamentos de Operações, Técnico e de Administração, Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino, Brigadeiro do Ar Mauricio Ferreira Hupalo, Coronel Aviador José Augusto Peçanha Camilo, respectivamente, e demais autoridades.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: Denise Fontes
Fotos: Fábio Maciel

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).