Novo Porto Flutuante amplia capacidade logística do CMA na Amazônia

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
Sob um sol escaldante na tarde de quinta-feira, o Comando Militar da Amazônia (CMA) deu um passo decisivo para o fortalecimento da logística na região com a inauguração do Porto Flutuante do Centro de Embarcações do CMA (CECMA). Esta nova infraestrutura representa um marco no aprimoramento das operações militares e civis, garantindo mais agilidade e segurança.
Inauguração do Porto Flutuante
Na tarde de quinta-feira, 20 de junho, o Comando Militar da Amazônia (CMA) realizou a cerimônia de inauguração do novo Porto Flutuante do Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA). A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o Comandante Militar da Amazônia, General Costa Neves, que destacou a importância da nova estrutura para a logística da região. “Estamos constantemente melhorando a nossa prontidão para cumprir missões diversas. A inauguração do Porto é mais uma conquista e o CECMA é um exemplo de compromisso e eficiência”, afirmou o General. A nova instalação, que substitui o antigo sistema de balsas atreladas, representa um avanço significativo na capacidade logística do CMA.
Capacidades e Melhorias Logísticas
A nova estrutura do porto flutuante traz uma série de melhorias em comparação ao antigo sistema de balsas atreladas. Com uma infraestrutura moderna e eficiente, o porto permitirá maior agilidade no carregamento dos módulos logísticos fluviais, facilitando a mobilidade de viaturas civis e militares. Além disso, a nova estrutura garante mais segurança para o pessoal e o material transportado, ampliando a capacidade operacional e a prontidão logística do CMA. O Tenente-Coronel Bitencourt, Comandante do CECMA, destacou que o porto flutuante vai incrementar significativamente a capacidade de apoio à 12ª Região Militar, proporcionando mais celeridade nos embarques para diversas missões.
Novas Embarcações e Homenagens
Além do porto flutuante, foram inaugurados dois novos ferry boats adquiridos pelo CECMA, nomeados Matapi e Imeri. Essas embarcações são fundamentais para o apoio logístico do Centro de Embarcações e foram adquiridas com recursos do Programa Estratégico do Exército Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras. O Porto Flutuante foi batizado em homenagem ao General Miotto, falecido em 2021, que teve uma atuação destacada na Amazônia Ocidental entre 2016 e 2018. A homenagem reflete a importância do General para a região e seu legado no fortalecimento das operações militares na Amazônia. O Escritório de Projetos do Exército participou ativamente na entrega das embarcações, reforçando o compromisso com a excelência no suprimento e transporte na região.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395