Marinha recebe Candidatos do Serviço Militar Voluntário para adaptação no CIAW

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

O Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW) recebeu, no dia 19 de agosto, os 207 candidatos convocados para o Serviço Militar Voluntário (SMV) para Oficiais da Reserva de 2ª Classe da Marinha (SMV-RM2-OF/2024). Com 61 homens e 146 mulheres, a turma passou pela primeira semana de adaptação, iniciando sua jornada para se tornarem futuros Oficiais temporários da Marinha.

Composição da Turma e Áreas de Atuação

blank
Cerimonial à Bandeira no CIAW

Atualmente, a turma está distribuída entre diferentes áreas do Corpo de Oficiais da Reserva da Marinha (CORM), demonstrando a diversidade de habilidades que cada candidato traz para a instituição. Entre os 207 candidatos, 22 estão alocados no Quadro de Engenheiros (EN), 3 no Quadro de Médicos (Md), 17 no Quadro de Cirurgiões-Dentistas (CD), 49 no Quadro de Apoio à Saúde (S), e 116 no Quadro Técnico (T), sendo que 31 desses últimos se dedicarão ao Magistério. Essa distribuição reflete a ampla gama de especialidades que a Marinha busca integrar em suas fileiras através do SMV.

Objetivos e Duração do Curso

O curso, com duração de 11 semanas e previsão de término para novembro deste ano, foi planejado para proporcionar a instrução militar-naval necessária aos voluntários, capacitando-os para exercer atividades técnico-administrativas em suas áreas de formação. O objetivo é que, ao final do curso, esses novos Guardas-Marinha estejam preparados para desempenhar suas funções com excelência, contribuindo diretamente para as operações e a gestão da Marinha do Brasil.

Promoção e Carreira na Marinha

Após o término do curso, os Alunos que ingressaram como Guardas-Marinha serão promovidos ao posto de Segundo-Tenente, seis meses após a data de incorporação. Essa promoção é um marco importante na carreira desses oficiais temporários, que poderão cumprir até oito anos de serviço militar na área do Comando do 1º Distrito Naval. Durante esse período, eles terão a oportunidade de aplicar suas habilidades profissionais em um ambiente militar, contribuindo para a defesa e o desenvolvimento do país.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas