IME inicia implantação de campus em Manaus focado em ciência e tecnologia na Defesa

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
O Exército Brasileiro deu mais um passo importante para o fortalecimento da pesquisa e inovação na Amazônia com a implantação do campus do Instituto Militar de Engenharia (IME) em Manaus. A iniciativa, articulada com universidades e prefeitura, visa oferecer cursos de mestrado e doutorado, além de desenvolver projetos estratégicos focados em defesa, tecnologia e sustentabilidade.
Aspecto Técnico: Estrutura e Propostas Acadêmicas do Campus IME Manaus

O projeto do Campus IME Manaus segue o modelo de escola empreendedora, oferecendo uma estrutura de ensino e pesquisa com foco em áreas de alta relevância estratégica. Serão oferecidos inicialmente programas de mestrado, com previsão de início em março de 2026, evoluindo para programas de doutorado voltados a militares e civis.
As áreas de pesquisa incluem: Inteligência Artificial para monitoramento da Amazônia, Tecnologias Quânticas, Biotecnologia aplicada à biodiversidade amazônica e Transição Energética para regiões isoladas, integrando energia solar, baterias e hidrogênio verde. O objetivo é formar profissionais altamente qualificados para atuar em setores estratégicos da Defesa Nacional e da Base Industrial de Defesa.
Integração Institucional: Parcerias entre Exército, Universidades e Prefeitura de Manaus
A implantação do campus é fruto de uma articulação que envolve o Comando Militar da Amazônia (CMA), as universidades UFAM, UEA e IFAM, além da Prefeitura de Manaus. Durante a reunião, o General de Divisão Galdino e o prefeito em exercício, Renato Júnior, reforçaram o compromisso mútuo com o projeto, garantindo apoio logístico e estrutural para a instalação do campus provisório.
O modelo proposto também contempla a integração com o Sistema Defesa-Indústria-Academia de Inovação (SisDIA), coordenado pelo IME, ampliando o alcance dos projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para além do ambiente militar, beneficiando toda a sociedade.
Impacto Regional: Benefícios Econômicos e Científicos da Implantação do IME em Manaus
Além de reforçar a presença da Base Industrial de Defesa no Norte do país, o campus do IME em Manaus trará impactos diretos na geração de empregos, na capacitação de mão de obra qualificada e na atração de investimentos em tecnologia.
Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o setor de defesa é um dos que mais geram empregos qualificados no Brasil, com grande potencial de inovação e geração de receitas. Para o vice-prefeito de Manaus, a instalação do IME representa “um investimento intelectual de alto valor, que tem impacto direto na geração de conhecimento, de empregos e de oportunidades”.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395