Fuzileiros Navais reinauguram Escolas no RS e beneficiam 1200 alunos

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

A resiliência e o compromisso dos Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil devolveram a vida a duas escolas no Rio Grande do Sul. Com empenho e profissionalismo, eles garantiram que mais de 1200 alunos pudessem voltar a sonhar e aprender, reafirmando a importância da educação e do serviço à comunidade.

Esforço dos Fuzileiros Navais

blank

A dedicação dos Fuzileiros Navais se materializou na recuperação das escolas Ilha da Pintada e Doutor Solon Tavares. Em Porto Alegre, os militares enfrentaram o desafio de desobstruir vias e realizar uma limpeza extensiva antes de poderem restaurar as instalações. Cada detalhe foi tratado com extremo cuidado, desde a pintura das paredes até o transporte de novos materiais escolares, refletindo o compromisso dos Fuzileiros com a comunidade.

O Comandante do Grupamento, Capitão de Mar e Guerra (Fuzileiro Naval) Carlos Eduardo Gonçalves da Silva Maia, destacou o árduo trabalho realizado. “Para atuarmos na região das Ilhas de Porto Alegre tivemos que esperar a água baixar. Assim que isso aconteceu, entramos com tudo na região, primeiramente, desobstruindo as vias e, depois, recuperando as escolas, pois escola é vida”.

Impacto nas Comunidades Escolares

blank

A reabertura das escolas trouxe um impacto significativo para as comunidades. Alunos e professores expressaram sua gratidão de várias formas. Na Escola Doutor Solon Tavares, a diretora Viviane Cézar Rainer enfatizou o aprendizado proporcionado pela convivência com os militares: “Com a vinda da Marinha, nós nos sentimos acolhidos. Um pessoal muito educado, disciplinado, organizado e que nos acolheu não só com a limpeza das salas, mas também nos trouxe ânimo de novo, esperança para dias melhores”.

Miguel Henrique Rodrigues Pereira, aluno de 11 anos, compartilhou seu alívio e alegria ao ver a escola revitalizada: “Antes da enchente, na escola, tudo era muito bonito, alegre, divertido, depois ficou tudo muito feio. É muito legal ver o trabalho dos Fuzileiros Navais ajudando a gente, fazendo com que possamos voltar à nossa rotina escolar”.

Renovação da Esperança

blank

As reinaugurações simbolizaram mais do que a recuperação física das escolas, mas também a renovação da esperança para muitos. A aluna Isabeli Janhane, de 5 anos, expressou sua gratidão: “Gostei muito do trabalho dos militares. Tá tudo muito lindo”.

A diretora da Escola Ilha da Pintada, Luciana Scolari, destacou o impacto emocional da ação: “Agradecemos do fundo do coração aos nossos incansáveis Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil que doaram seu precioso tempo na reconstrução da escola. Fomos adotados e abraçados por essa equipe, que planejou a missão e a executou com muito profissionalismo, excelência e dedicação. Eles nos fizeram acreditar que, mesmo diante da tragédia, existe sempre esperança”.

Durante as cerimônias de reinauguração, os Fuzileiros Navais foram homenageados e receberam reconhecimentos emocionantes, como o troféu Solonzito na Escola Doutor Solon Tavares e a instalação de um quadro com suas fotos na Escola Ilha da Pintada. Esses gestos reafirmam a importância do trabalho realizado e a gratidão das comunidades.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas