Evento une gamificação, Literatura e História em imersão sobre Roma Antiga e Guerras da Gália na UFRJ

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

No último dia 9 de julho de 2025, a Faculdade de Letras da UFRJ foi palco de uma experiência inédita que conectou estudantes universitários e do Ensino Médio da rede pública em torno da literatura alemã, literatura clássica, história romana e inovação pedagógica. O evento “Caesar em Terras Germânicas”, promovido como atividade de avaliação final da disciplina “Alemão para fins específicos” e do grupo de pesquisa “Caesar Redivivum” do Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da UFRJ, reuniu alunos do Ensino Médio, do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), da Educação Especial (EE) do Colégio Estadual Leonel de Azevedo (RJ), e da graduação em Letras da Faculdade de Letras da UFRJ, em uma atividade interdisciplinar construída por meio de técnicas de gamificação.

A iniciativa, vinculada ao projeto de pesquisa “Caesar Redivivus” do Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da UFRJ (PPGLC-UFRJ), foi conduzida pelos alunos da disciplina que apresentaram aplicações práticas dos conhecimentos trabalhados ao longo do semestre por meio de jogos eletrônicos, realidade virtual, inteligência artificial, jogos de tabuleiro e roleplaying game (RPG).

Quatro homens em pé em sala de aula.

Entre os destaques esteve a interação com um chatbot com Machine Learning Natural Language Processing inédito do general Júlio César, desenvolvido no âmbito do grupo de pesquisa. Os participantes puderam conversar em tempo real com o personagem histórico, explorando o vocabulário latino, a literatura da época e os fundamentos da cultura romana. Em outro momento, um jogo de guerra (Kriegsspiel) de tabuleiro inspirado nas campanhas da Guerra da Gália, desenvolvido pelo Prof. Leonardo Vichi, coordenador do grupo de pesquisa, foi adaptado para abordar os conflitos das Guerras da Gália, permitindo que os estudantes compreendessem a geografia, as tribos e os líderes da Gália e da Magna Germânia sob uma perspectiva lúdica e colaborativa.

blank

Todas as atividades foram desenvolvidas e conduzidas pelos alunos da disciplina, que iniciaram o evento apresentando uma contextualização da Roma do período Tardo-Republicano e das Tribos da região da Gália e da Magna Germânia, abordando temas como cultura, identidade e representação.

blank

O aluno Pedro Pereira de Siqueira, do curso de graduação em Letras Português – Latim, desenvolveu um passeio pelas ruas de Roma, mostrando lugares como o Forum Romano, o Coliseu e o Circus Maximus, ao mesmo tempo em que apresentava aos alunos termos em latim e que foram herdados pela língua vernácula.

blank

Luiz Otávio Souza Antônio, aluno do Bacharelado em Letras Português – Latim, apresentou a atividade intitulada “Quem quer ser um Legionário?”, explicando a formação, história e funcionamento das Legiões Romanas sob César e suas estruturas como a Centúria, a Coorte e suas lideranças, em seguida recrutou os estudantes presentes que quisessem se alistar às tropas romanas sob César.

blank

Após a representação da partida das forças romanas para a Gália, o aluno Filipe de Carvalho da Silva, do Bacharelado em Letras Português – Alemão, realizou atividade focada no contraponto da Guerra, abordando as tribos gaulesas, como os Helvécios, Éduos e Sequanos e as tribos da Magna Germânia, como os Suevos. E foi com os Suevos que o discente desenvolveu sua atividade gamificada, demonstrando no tabuleiro do jogo de guerra as manobras militares empregadas por César nas frentes romanas e pelas forças suevas sob a liderança de Ariovisto. Este também recrutou voluntários entre os alunos convidados para integrar as forças “bárbaras” na guerra. Esta foi a oportunidade dos pesquisadores abordarem a temática da identidade e da representação cultural, desmistificando o termo “bárbaro” e discorrendo sobre os modi vivendi e bellandi das tribos gaulesas e germânicas.

blank

Finalizando o périplo, o aluno da Licenciatura em Letras Português-Latim, Andrei Soares Portes Machado, realizou com os alunos presentes uma dramatização do cerco de Alésia, campanha final da Guerra da Gália, apresentando as dinâmicas do cerco, o drama vivido pelas populações civis e a rendição do líder arveno Vercingetórix. No final da atividade, os alunos presentes foram convidados para cruzar o rubicão com César e retornar para Roma, onde foram condecorados com brindes e participaram de uma confraternização que reuniu docentes e discentes de graduação além de alunos e professores do Colégio Leonel de Azevedo.

blank

A experiência foi elogiada tanto por alunos quanto por professores, que destacaram o envolvimento dos participantes, a integração entre diferentes níveis de ensino e a abordagem integrativa para o ensino de História, Língua Latina e Literatura Latina e Literatura Alemã. Segundo os organizadores, o sucesso da atividade reforça a importância de projetos interdisciplinares e do diálogo entre universidade e escola pública, promovendo acesso democrático ao conhecimento e estimulando o protagonismo estudantil ao mesmo tempo em que evidencia a potencialidade das tecnologias emergentes no desenvolvimento e ampliação da Literacia Digital.

Para mais informações sobre o grupo de pesquisa, acesse iuliuscaesar.org.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas