O Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, assinou, no dia 18/07, um Memorando de Entendimento com o objetivo de fomentar a cooperação científico-tecnológica com a Associação Parque Tecnológico de São José dos Campos (APTSJC). A cerimônia foi realizada no Parque e o acordo visa a implementação e execução conjunta de ações, programas e projetos de interesse comum entre as Instituições.

O Diretor do DCTA, Tenente-Brigadeiro Medeiros, assim como o Diretor do Parque Tecnológico, Jeferson Cheriegate, reforçaram o compromisso de direcionarem os melhores esforços na observação de boas práticas de sustentabilidade, respeito ao meio ambiente e busca pelo desenvolvimento de tecnologias de impacto positivo no alcance das metas estabelecidas pela região e pelo país. “Essa parceria visa incentivar a Cooperação Institucional, por meio da promoção de encontros que fomentem a prospecção científico-tecnológica, o compartilhamento de recursos humanos, laboratoriais e equipamentos, além da divulgação e disponibilização recíproca de portfólios”, explicou o Tenente-Brigadeiro Medeiros.

Após a formalização da parceria e assinatura do documento, os participantes seguiram para um tour pelo Parque Tecnológico, conhecendo, entre outras empresas e projetos, o Nexus, um ambiente para conexão de empresas, investidores e instituições de ensino, com programas de aceleração que estimulam a inovação e o empreendedorismo.

“A região de São José dos Campos é um ambiente fértil para a inovação e o nosso intuito é aproveitar todas as oportunidades disponíveis para multiplicar esforços e alavancar nosso Programa Espacial. Essa visita ratifica a vontade do DCTA de abrir suas portas e construir pontes para suplantar os embargos, envolvendo as expertises de nossos parceiros na mesma direção”, finalizou o Oficial-General.

A comitiva do DCTA contou com a presença do Vice-Diretor, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani; do Chefe da Coordenadoria de Governança, Brigadeiro Engenheiro André Eduardo Jansen e do Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Brigadeiro do Ar César Augusto O´Donnell Alván.

Parque Tecnológico de São José dos Campos

O Parque Tecnológico de São José dos Campos (PqTec) é pioneiro no Estado de São Paulo. Foi criado pela Prefeitura de São José dos Campos e Governo do Estado de São Paulo com o objetivo de ser protagonista no desenvolvimento da região e do país, sendo um grande articulador para a criação de novas tecnologias, produtos e processos, uma peça fundamental para o empreendedorismo inovador em todo o país.

Fotos: Sargento Eduardo / DCTA

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui