Entre os dias 21 a 25 de março, o Curso Superior de Defesa (CSD) da Escola Superior de Guerra (ESG) contou com as presenças do Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto; do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (Ch EMCFA), General de Exército Laerte de Souza Santos; e demais autoridades convidadas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Aula Magna do Ministro da Defesa ocorreu na segunda-feira (21) e tratou sobre os Desafios para a Defesa e a Segurança do Brasil. Na ocasião, o Ministro apresentou aos Estagiários os objetivos estratégicos, projetos, missão e atuação do Ministério da Defesa.

ef1e5c04 74f4 4c87 b30e bdd2beac93dc

Registro histórico da atividade: Ministro da Defesa assina Livro de Ouro da ESG

Na terça-feira (22), os Estagiários tiveram a oportunidade de assistir a palestra do Ch EMCFA acerca das Políticas e Estratégias Nacionais do EMCFA e sua importância na interoperabilidade entre as Forças Armadas. Na oportunidade, o General Laerte destacou a necessidade de fomentar nos dias de hoje os conhecimentos sobre as operações interagências a fim de cumprir nas melhores condições as missões atribuídas ao MD em coordenação com as demais Instituições do País.

8a529643 da8a 48c7 8fa6 ff55e7b2e657

Palestra do Chefe do EMCFA

Na quarta-feira (23), o CSD assistiu as palestras do Tenente-Brigadeiro Baptista Júnior, antigo Estagiário do CAEPE 2008, sobre as Políticas e Estratégias Nacionais da Força Aérea Brasileira (FAB). Na ocasião, o Comandante da Aeronáutica discorreu sobre a conjuntura atual da FAB, abordando os desafios da Força para as próximas décadas; a integração do sistema de controle de tráfego aéreo e a defesa aérea; e os principais projetos estratégicos da FAB.

b55936b7 d0a3 490e a543 75d02290b08f

Aula do Comandante da Aeronáutica

A programação da primeira semana do CSD também contou com aulas de outras autoridades que ministraram acerca de assuntos de defesa, tanto no âmbito do Ministério da Defesa quanto nos demais órgãos governamentais de interesse da Defesa Nacional.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).