Curso Expedito de Operações Ribeirinhas: Preparando Militares para Desafios nas Águas

O 1° Batalhão de Operações Ribeirinhas forma 53 alunos no Curso Expedito de Operações Ribeirinhas (C-ExpOpRib).

No mês atual, o 1° Batalhão de Operações Ribeirinhas (BtlOpRib), uma unidade militar subordinada ao Comando do 9° Distrito Naval, celebrou a formatura da turma II/2023 do Curso Expedito de Operações Ribeirinhas (C-ExpOpRib).

Preparação EstratégicaSnapinsta.app 398056900 300233579520412 1823992569942045286 n 1080

Com uma duração de quatro semanas, o C-ExpOpRib teve como objetivo aprimorar a capacitação técnico-profissional de militares, capacitando-os para planejar, coordenar e executar Operações Ribeirinhas. Este curso reuniu militares das Forças Armadas do Brasil e da França, além de um Delegado da Polícia Civil do Estado do Paraná.

Treinamento Tático Intenso

Durante o curso, os participantes se envolveram em uma série de atividades práticas e teóricas. Foram exploradas técnicas individuais de combate, bem como o uso estratégico de embarcações e aeronaves em contextos táticos.

A Importância das Operações Ribeirinhas

As operações ribeirinhas desempenham um papel crítico na defesa e segurança das regiões costeiras e fluviais do Brasil. Este curso oferece aos militares as habilidades necessárias para enfrentar os desafios únicos que essas áreas representam.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).
Sair da versão mobile