CFMG realiza entrega de certificado de conclusão de curso para Aquaviário

A Capitania Fluvial de Minas Gerais (CFMG) habilitou, no dia 1º de Julho, 30 civis no Curso de Formação de Aquaviários nas categorias de Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e de Máquinas (CFAQ-MAF/MMA) – Nível 1, em Morada Nova de Minas, Minas Gerais (MG).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

civis recebem certificado do curso de formacao de aquaviarios cfaq mafmma
Alunos recebem certificado do Curso de Formação de Aquaviários CFAQ-MAF/MMA

O propósito do curso ministrado na Casa de Cultura de Morada Nova de Minas, entre os dias 27 de Junho e 1º de Julho, foi capacitar os profissionais que realizam atividades marítimas para atuarem como auxiliares na condução de embarcações, bem como desempenharem funções na operação e manutenção de praças de máquinas. Durante os módulos teóricos, foram abordados temas relativos às normas de segurança da navegação, noções de primeiros socorros, prevenção da poluição hídrica e consciência ambiental.

Com isso, a CFMG contribui de forma proativa nas áreas do Ensino Profissional Marítimo e Segurança do Tráfego Aquaviário, ao disseminar, durante os cursos a segurança aquaviária, a mentalidade marítima no estado de Minas Gerais.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).