O Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED) encerrou a edição de 2021 na quinta-feira (02). A quarta turma do CAED, intitulada “Pioneiros”, teve a duração de nove meses e contou com 104 alunos civis e militares. A cerimônia de diplomação aconteceu no auditório principal da Escola Superior de Defesa (ESD) e foi presidida pelo comandante da ESD, Vice-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos.

O curso é promovido com a finalidade de preparar profissionais em matéria de Segurança, Defesa e Desenvolvimento, a partir de estudos sobre a realidade brasileira e o seu entorno, com foco na Defesa Nacional. Ao longo das aulas, o CAED propicia, a servidores em cargos de direção e assessoria superior instrumental, conteúdo teórico-prático útil à formulação de políticas e estratégias no campo da Defesa, em sentido amplo. A turma Pioneiros contou com a participação de 58 militares das Forças Armadas, quatro das Forças de Segurança Pública e 42 civis de 28 instituições e órgãos da Administração Pública Federal e dos estados.

escolasupdefesa_20211206_125603_0.jpg

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

De acordo com o diretor do CAED, Coronel Nelson Marinho, o curso é relevante, pois tem como objetivo formar assessores de alto nível na temática da Defesa Nacional. “Seu diferencial está na atuação entre civis e militares, colocando em prática os objetivos nacionais previstos na Estratégia Nacional de Defesa e oportunizando maior aproximação da temática para a sociedade civil”, comentou.

O currículo do CAED foi estruturado por equipe multidisciplinar, em 2018, com atenção aos objetivos traçados na Estratégia Nacional de Defesa (END), buscando uma aproximação entre civis e militares para compreensão, discussão e difusão de temáticas relacionadas à Segurança, Desenvolvimento e Defesa Nacional.

Os pressupostos curriculares foram estruturados levando em consideração os documentos de defesa, a ampliação da visão de cultura e psicossociologia voltadas para a Defesa, a perspectiva histórica da construção do Estado brasileiro, com foco nas áreas de Relações Internacionais e Geopolítica, e Gestão Estratégica de Defesa.

escolasupdefesa_20211206_125614_3.jpg

“O curso conta com atividades de estudo de campo e de simulação da realidade aproximada, que promovem maior conhecimento dos discentes sobre a temática. Todo o trabalho é estruturado com equipe pedagógica especializada, atentando para os objetivos de aprendizagem preconizados no currículo”, complementou.

Os formandos receberam diploma, certificado e distintivo do CAED. Dentre os alunos, estavam autoridades e personalidades, como a Ministra Sabine Nadja Popoff, do Ministério das Relações Exteriores; o Reitor Ricardo Pereira Calegari; o Procurador Federal Rodrigo Bezerra Dowsley; e o Secretário Especial Adjunto da Secretaria-Geral da Presidência da República, Clovis Felix Curado Junior.

Por Ascom

Fotos: divulgação ESD

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).