No dia 9 de abril, o Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) encerrou o Curso de Piloto de Aeronaves (CPA), capacitação para pilotagem de helicópteros que havia iniciado no dia 27 de janeiro. Foram formados no CPA 17 alunos, sendo 15 do Exército Brasileiro e dois da Marinha do Brasil. A partir de agora, os novos formados podem ostentar o brevê de Piloto da Aviação do Exército – distintivo dourado composto de uma águia de asas abertas, em voo, contendo o símbolo do Exército Brasileiro, réplica do brevê de piloto da antiga aviação militar.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A solenidade de encerramento, que respeitou todos os protocolos de prevenção da covid-19, contou com a presença do Comandante da Aviação do Exército, General de Brigada Ricardo José Nigri, do Comandante da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), General de Brigada Evandro Luís Lopes Ferreira e de alguns familiares.

O Comandante do CIAvEx, Coronel Emerson Alexandre Januário, destacou a história da aviação do Exército. “Após mais de 1800 voos de instrução, os senhores conquistaram o direito de ostentar em seus uniformes o brevê de piloto da aviação do Exército. Esta águia dourada, que doravante portarão com galhardia, é eivada de tradições militares. Teve sua origem no Campo dos Afonsos, na Escola de Aviação Militar em 1919, e decorou o peito de dezenas de aviadores que escreveram a história da aviação militar brasileira na primeira metade do Século XX. Saibam honrá-lo”, salientou o comandante. Ele reforçou, ainda, a necessidade de constante aperfeiçoamento.

Fonte: Centro de Instrução de Aviação do Exército
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).