No dia 4 de novembro foi realizado, no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSGM), um culto inter-religioso em ação de graças e em memória dos militares que integraram a Força Expedicionária Brasileira (FEB) e tombaram nos campos de batalha da Itália, lutando contra o nazifascismo e em defesa da democracia e da liberdade, nos anos de 1944 e 1945.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

article 31

O culto foi celebrado por um padre e um pastor, capelães do Serviço de Assistência Religiosa do Comando Militar do Leste (CML), por um capelão do Comando da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército, por um capelão da Marinha do Brasil e pelo Presidente da Cruzada dos Militares Espíritas da Praia Vermelha, realizado no mausoléu do MNMSGM, onde repousam os restos mortais de 465 heróis que sacrificaram suas vidas durante a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial.

Prestigiaram o evento o Chefe de Gabinete da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), Coronel Nirlande Vieira Malveira, que presidiu a cerimônia; os Veteranos da FEB Tenente Israel Rosenthal e Tenente Carlos Henrique Bessa, representações do Comando do 1º Distrito Naval, do 3º Comando Aéreo Regional e convidados.

A atividade teve início com a entrada da Bíblia Sagrada no mausoléu conduzida por militares trajando uniformes históricos da FEB, seguida da execução do Hino Nacional, do uso da palavra pelos celebrantes e uma aposição floral junto às lápides dos militares não identificados.

A celebração foi abrilhantada com a apresentação da Banda de Gaitas de Fole “Brazilian Pipers” e da Banda de Música do 1º Batalhão de Guardas.

Foram observadas as medidas sanitárias preventivas contra a pandemia da covid-19.

Fonte: MNMSGM
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).