Durante o evento foram ministradas curtas palestras para os grupos de escoteiros sobre Segurança Marítima

A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) participou, em 16 de julho, do Grande Jogo da Lagoa, evento comemorativo dos 60 anos do 123º Grupo de Escoteiros do Mar (GEMAR) “Almirante Saldanha”, realizado na Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro (RJ).

A CPRJ montou estrutura, na qual os militares ministraram curtas palestras sobre “Segurança Marítima”, com o intuito de abordar temas importantes como uso adequado do colete salva-vidas, a idade mínima e a necessidade de habilitação para conduzir embarcação, prestação de socorro, sinais sonoros, limite de velocidade em canais navegáveis, classes de incêndio, dentre outras informações atinentes ao tema.

Durante o evento, cerca de 100 escoteiros tiraram dúvidas e interagiram com os militares, conheceram pessoalmente alguns dos equipamentos utilizados pela Capitania para garantir a Segurança do Tráfego Aquaviário, como rádio VHF, extintor de incêndio, megafone, coletes e boias salva-vidas. Também receberam uma cartilha com os dez mandamentos para uma navegação segura.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A CPRJ apadrinha o 123º Grupo de Escoteiros do Mar “Almirante Saldanha” e atua de modo a disseminar a cultura marinheira e apoiar o Grupo nas mais diversas atividades. A participação no evento contribuiu, mais uma vez, para manter a mentalidade marítima e estreitar os laços com a sociedade civil.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).