Entre os dias 13 e 17 de maio, o Comando de Operações Terrestres (COTER), através da Chefia de Missões de Paz, Aviação e Inspetoria Geral das Polícias Militares, conduziu a Visita de Orientação Técnica (VOT) e a Vistoria de Segurança de Voo Especial no 4º Batalhão de Aviação do Exército, localizado em Manaus (AM).

Visita de Orientação Técnica

Durante a Visita de Orientação Técnica, a comitiva do COTER, liderada pelo chefe da Chefia de Missões de Paz, Aviação e Inspetoria Geral das Polícias Militares (Ch Mis Paz Av/IGPM), inspecionou as instalações do 4º Batalhão de Aviação. A inspeção focou em identificar oportunidades de melhoria na unidade.

blank

O comandante da unidade militar (OM) apresentou um panorama detalhado sobre a Unidade de Aviação (U Ae). A apresentação incluiu informações sobre o pessoal, logística, ciclo de instrução dos aeronavegantes e as principais operações e apoios aéreos realizados e planejados para o ano.

Vistoria de Segurança de Voo Especial

A vistoria especial de segurança de voo foi um ponto crucial da visita. A comitiva analisou aspectos operacionais e fatores humanos para identificar quaisquer condições ou atos inseguros que pudessem comprometer a segurança das atividades aéreas e o suporte logístico das aeronaves.

Durante essa inspeção, a equipe conduziu uma palestra sobre Suporte Psicológico Pós-Acidente para os aeronavegantes, seguida de orientações individuais e coletivas que devem ser implementadas após incidentes aéreos.

Feedback

Ao final das atividades, a comitiva reuniu-se com o Estado Maior do Batalhão para fornecer um feedback detalhado dos aspectos observados durante a VOT. Foram abordadas orientações específicas sobre Segurança de Voo, com foco em melhorias práticas e imediatas para a unidade.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).