Fortaleza (CE) – No período de 18 a 21 de outubro, o Comando de Operações Terrestres (COTER), por meio da Inspetoria-Geral das Polícias Militares e do Corpo de Bombeiros Militar (IGPM), realizou visita de Orientação Técnica (VOT) à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Ao iniciar as atividades o General de Divisão Ricardo José Nigri, Inspetor-Geral e sua comitiva composta pelo Major de Cavalaria Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira Filho, Chefe da IGPM1 e pelo 1º Tenente Robson Ferreira de Macedo, Adj IGPM 1, apresentaram-se ao Comandante da 10ª Região Militar, General de Divisão André Luiz Ribeiro Campos Allão, que também acompanhou a IGPM juntamente com sua comitiva composta pelos seguintes militares: Coronel R1 Alexandre Cals Theophilo Gaspar de Oliveira – Assessor COPE, Coronel R1 José Bezerra de Menezes Neto – Assessor Parlamentar, Coronel Rainier de Oliveira Coutinho – Assistente Secretário Cmt da 10ª RM e o Coronel Pedro Castelo Branco Netto – E3 10ª RM.

Em seguida, o General Nigri e comitiva da IGPM, seguiram para o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Ceará, onde foram recebidos pelo Comandante-Geral, Coronel QOPM Francisco Márcio Oliveira e oficiais do seu Estado-Maior.

Nesta oportunidade, dentre os vários temas relevantes, foram abordados aspectos acerca do Planejamento Estratégico para Aquisição (PEA) de Produtos Controlados pelo Exército (PCE) e a aquisição de PCE para o aparelhamento da Corporação.

No Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), o Coronel QOBM Ronaldo Roque de Araújo, Comandante-Geral da Corporação, apresentou ao General de Divisão André Luiz Ribeiro Campos Allão aspectos acerca da operação e atendimento à sociedade.

O evento teve como resultado o aprimoramento de procedimentos acerca do Planejamento Estratégico Institucional, da Aquisição de Produtos Controlados pelo Exército e de cursos e estágios nas Forças Armadas para policiais e bombeiros militares.

A visita tem como resultado o fortalecimento da integração e cooperação entre Exército Brasileiro e as Corporações Militares Estaduais do Ceará.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).