No período de 11 a 15 de outubro, a Chefia de Preparo da Força Terrestre/COTER acompanhou o 2º ciclo de certificação da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec), aplicada pela 5ª Divisão de Exército (5ª DE).
A certificação do Estado-Maior da Brigada se constituiu em exercício de posto de comando, com apoio do Sistema COMBATER (simulação construtiva), e teve como objetivo de adestramento realizar ação retardadora para impedir o avanço do inimigo até o limite anterior da área de defesa avançada (LAADA).
A Divisão de Simulação de Combate (DSC), da Chefia do Preparo da Força Terrestre (Chef Prep F Ter) do COTER, incrementou a certificação com a utilização do sistema de simulação virtual VBS3, que foi utilizado com os óculos de realidade virtual HTC Vive, possibilitando sobrevoar o cenário sintético do exercício com um veículo aéreo não tripulado (VANT) para reconhecimento de inimigos na posição inicial de retardamento (PIR).
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Durante a certificação, demonstrou-se que os cenários virtuais construídos no VBS3 podem servir como ferramenta auxiliar na fase inicial do planejamento das operações, permitindo aos elementos do Estado-Maior realizar sobrevoos virtuais na região onde ocorrerá o exercício, o que melhoraria a percepção do terreno, economizando meios aéreos reais.
Por fim, verificou-se que o emprego das simulações construtiva e virtual no adestramento do Comando e Estado-Maior da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada contribuiu para a melhoria contínua do processo de certificação das Forças de Prontidão, alavancando o Preparo da Força Terrestre.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias, faça denúncias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395