No período de 11 a 15 de outubro, a Chefia de Preparo da Força Terrestre/COTER acompanhou o 2º ciclo de certificação da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec), aplicada pela 5ª Divisão de Exército (5ª DE).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A certificação do Estado-Maior da Brigada se constituiu em exercício de posto de comando, com apoio do Sistema COMBATER (simulação construtiva), e teve como objetivo de adestramento realizar ação retardadora para impedir o avanço do inimigo até o limite anterior da área de defesa avançada (LAADA).

A Divisão de Simulação de Combate (DSC), da Chefia do Preparo da Força Terrestre (Chef Prep F Ter) do COTER, incrementou a certificação com a utilização do sistema de simulação virtual VBS3, que foi utilizado com os óculos de realidade virtual HTC Vive, possibilitando sobrevoar o cenário sintético do exercício com um veículo aéreo não tripulado (VANT) para reconhecimento de inimigos na posição inicial de retardamento (PIR).

Durante a certificação, demonstrou-se que os cenários virtuais construídos no VBS3 podem servir como ferramenta auxiliar na fase inicial do planejamento das operações, permitindo aos elementos do Estado-Maior realizar sobrevoos virtuais na região onde ocorrerá o exercício, o que melhoraria a percepção do terreno, economizando meios aéreos reais.

Por fim, verificou-se que o emprego das simulações construtiva e virtual no adestramento do Comando e Estado-Maior da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada contribuiu para a melhoria contínua do processo de certificação das Forças de Prontidão, alavancando o Preparo da Força Terrestre.

Fonte: COTER
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).