Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, e demais autoridades na Cerimônia Militar alusiva ao 132o aniversário do CEM

O Corpo de Engenheiros da Marinha (CEM) celebrou 132 anos de existência, em Cerimônia Militar realizada no dia 14 de abril, no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro. O evento foi presidido pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, e contou com as presenças do ex-Ministro da Marinha, Almirante de Esquadra Mauro Cesar Rodrigues Pereira; dos ex-Comandantes da Marinha, Almirantes de Esquadra Roberto de Guimarães Carvalho, Julio Soares de Moura Neto, Eduardo Bacellar Leal Ferreira e Ilques Barbosa Junior; de Ministros do Superior Tribunal Militar; de membros do Almirantado, entre outras autoridades.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Diretor Industrial da Marinha, Vice-Almirante (EN) Liberal Enio Zanelatto, ressaltou, na Ordem do Dia alusiva à data, que “a presença dos componentes do CEM é cada vez mais constante nas diversas organizações militares da Marinha dos Setores do Material, Operativo, de Hidrografia e Navegação e de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico, nos quais desenvolvem-se atividades técnicas e gerenciais de projeto, construção, modernização, aquisição, reparo, manutenção e desfazimento dos meios navais e aeronavais e pesquisa e desenvolvimento, ciência, tecnologia e inovação”. Destacou, ainda, que neste ano em que se comemora o bicentenário da Independência do Brasil, o Corpo de Engenheiros se orgulha de ter contribuído, ao longo de sua existência, para a consecução da missão da Marinha.

A cerimônia contou, também, com a imposição de medalhas Mérito Engenharia da Marinha e entrega de diplomas de Honra ao Mérito da Engenharia, que destinam-se a reconhecer publicamente os militares da ativa que se destacaram por dedicação exemplar à profissão e pelo interesse no aprimoramento de sua atuação na área de engenharia, e os militares e agraciados civis e de outras instituições que contribuíram para o desenvolvimento e a valorização da Engenharia da Marinha, respectivamente.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).